Hub /

Como a Arquitetura de Informação pode auxiliar no projeto do seu site

A criação de todo projeto web deve contemplar a Arquitetura de Informação. Mais do que layout, essa técnica visa eficiência no uso.

Hub /

Como a Arquitetura de Informação pode auxiliar no projeto do seu site

A criação de todo projeto web deve contemplar a Arquitetura de Informação. Mais do que layout, essa técnica visa eficiência no uso.

O grande desafio de cada projeto de criação é fazer com que a tomada de decisão sobre o layout precisa estar intrinsicamente relacionada com a função. Mas ao contrário do que muitos pensam, layout não tem nenhuma relação com o formato, e sim com objetivo que se quer atingir.

O que é arquitetura da informação?

"Design é função, não forma."

Eu sempre uso essa famosa frase do Steve Jobs para responder o que é Arquitetura de Informação e como ela é fundamental para a criação de um projeto web, e consequentemente para os seus negócios.

Segundo o Instituto de Arquitetura da Informação é  “a prática de decidir como organizar as partes de alguma coisa de modo a torná-la compreensível”.

Ou seja, são técnicas que visam organizar todos os conteúdos do projeto web para que ele tem um fácil entendimento para o usuário de como ele funciona.

Mas por que arquitetura da informação é tão importante para o meu negócio?

O desafio começa quando precisamos aliar essas técnicas com os objetivos comerciais do projeto e o número de personas que a marca deseja atingir com ele. Afinal, o seu projeto precisa vender, direta ou indiretamente produtos ou serviços.

Soma-se a enorme variedade de dispositivos do mercado, velocidades de banda de Internet e claro, a experiência do usuário. Se ele não compreender como utilizar o seu site, de nada adianta o investimento da sua marca.

Não me faça pensar

imagem-destacada-livro-não-me-faca-pensar

Steve Krug é autor do livro com esse título bastante inusitado e que serve como bússola nas tomadas de decisões na construção de um projeto web com uma ótima arquitetura de informação.

Nesse livro ele nos propõe que façamos 4 perguntas que o usuário precisa saber responder para definirmos que o projeto está bem-feito. Vamos a elas:

Se o usuário conseguir responder facilmente cada uma das quatro perguntas, isso deixa claro que ele entende o funcionamento do projeto e vai usá-lo de forma satisfatória. Por isso é fundamental criar uma organização que a Arquitetura de Informação nos propicia para os projetos.

Como fazemos Arquitetura de Informação na Kamus

Como cada projeto tem uma especificidade e objetivos diferentes, há aplicação de técnica e ferramenta para cada um deles.

01 - Organograma

Primeiro nós começamos com uma visão bem ampla e detalhada é possível como a estrutura de páginas se relacionam e como o projeto pode contemplar os objetivos propostos.

02 - Wireframe

Fazendo uma analogia com Arquitetura tradicional, wireframe é como se fosse a planta-baixa do projeto. A ideia é propor uma visão de uso pelas pessoas que frequentarão aquela casa, apartamento ou escritório. Com a Arquitetura de Informação é a mesma coisa. É preciso decidir se aquela organização atende os objetivos de uso do projeto, seja pra informar, seja pra vender ou ser contratado. 

03 - Redação

Agora que a Arquitetura de Informação está definida, nós conseguimos passar para o redator produzir o texto que fará parte do layout. Como todas as páginas já possuem definição do tamanho do texto, dos destaques, o redator focará na pesquisa de palavras-chaves ideais para o seu negócio e produzir um conteúdo textual de forma mais eficaz.

04 - Layout

E por fim, chegamos na criação do layout. Nessa última fase a meta é deixar tudo o mais atraente possível. Cores, ícones, fotos, vídeos, ilustrações, texturas, tudo é testado com o objetivo de dar mais performance ao projeto.

A sua marca está com dificuldade de vender pela Internet?

Nós preparamos uma palestra gratuita com dicas, técnicas e metodologias para você melhorar o desempenho de vendas online da sua marca. 

Precisa de ajuda para aplicar esse conhecimento na sua marca?

Aprofunde ainda mais os conhecimento sobre as técnicas e metodologias do mercado digital, assistindo a palestra gratuita que nós preparamos para você melhorar ainda mais o desempenho e vendas da sua marca.

Gostou desse conteúdo?

Clique no botão a seguir e veja esse e outros conhecimentos aplicados na prática dos nossos serviços e entenda como a Kamus pode ajudar a sua marcar a vender mais online.

Curtiu? Então compartilhe!

Outros artigos sobre esse tema