O grande desafio de cada projeto de criação é fazer com que a tomada de decisão sobre o layout precisa estar intrinsicamente relacionada com a função. Mas ao contrário do que muitos pensam, layout não tem nenhuma relação com o formato, e sim com objetivo que se quer atingir.
O que é arquitetura da informação?
"Design é função, não forma."
Steve Jobs
Eu sempre uso essa famosa frase do Steve Jobs para responder o que é Arquitetura de Informação e como ela é fundamental para a criação de um projeto web, e consequentemente para os seus negócios.
Segundo o Instituto de Arquitetura da Informação é “a prática de decidir como organizar as partes de alguma coisa de modo a torná-la compreensível”.
Ou seja, são técnicas que visam organizar todos os conteúdos do projeto web para que ele tem um fácil entendimento para o usuário de como ele funciona.
Mas por que arquitetura da informação é tão importante para o meu negócio?
O desafio começa quando precisamos aliar essas técnicas com os objetivos comerciais do projeto e o número de personas que a marca deseja atingir com ele. Afinal, o seu projeto precisa vender, direta ou indiretamente produtos ou serviços.
Soma-se a enorme variedade de dispositivos do mercado, velocidades de banda de Internet e claro, a experiência do usuário. Se ele não compreender como utilizar o seu site, de nada adianta o investimento da sua marca.
Não me faça pensar
Steve Krug é autor do livro com esse título bastante inusitado e que serve como bússola nas tomadas de decisões na construção de um projeto web com uma ótima arquitetura de informação.
Nesse livro ele nos propõe que façamos 4 perguntas que o usuário precisa saber responder para definirmos que o projeto está bem-feito. Vamos a elas:
- O que é isto?
- O que eles têm por aqui?
- O que posso fazer aqui?
- Por que devo estar aqui e não em outro site?
Se o usuário conseguir responder facilmente cada uma das quatro perguntas, isso deixa claro que ele entende o funcionamento do projeto e vai usá-lo de forma satisfatória. Por isso é fundamental criar uma organização que a Arquitetura de Informação nos propicia para os projetos.
Como fazemos Arquitetura de Informação na Kamus
Como cada projeto tem uma especificidade e objetivos diferentes, há aplicação de técnica e ferramenta para cada um deles.
01 - Organograma
Primeiro nós começamos com uma visão bem ampla e detalhada é possível como a estrutura de páginas se relacionam e como o projeto pode contemplar os objetivos propostos.
02 - Wireframe
Fazendo uma analogia com Arquitetura tradicional, wireframe é como se fosse a planta-baixa do projeto. A ideia é propor uma visão de uso pelas pessoas que frequentarão aquela casa, apartamento ou escritório. Com a Arquitetura de Informação é a mesma coisa. É preciso decidir se aquela organização atende os objetivos de uso do projeto, seja pra informar, seja pra vender ou ser contratado.
03 - Redação
Agora que a Arquitetura de Informação está definida, nós conseguimos passar para o redator produzir o texto que fará parte do layout. Como todas as páginas já possuem definição do tamanho do texto, dos destaques, o redator focará na pesquisa de palavras-chaves ideais para o seu negócio e produzir um conteúdo textual de forma mais eficaz.
04 - Layout
E por fim, chegamos na criação do layout. Nessa última fase a meta é deixar tudo o mais atraente possível. Cores, ícones, fotos, vídeos, ilustrações, texturas, tudo é testado com o objetivo de dar mais performance ao projeto.