Aprenda como usar Análise S.W.O.T. na criação de um site

Essa ferramenta dá uma ótima visão sobre como a sua empresa está inserida no mercado, permitindo uma estratégia de comunicação eficaz

Aprenda como usar Análise S.W.O.T. na criação de um site

Essa ferramenta dá uma ótima visão sobre como a sua empresa está inserida no mercado, permitindo uma estratégia de comunicação eficaz

Antes mesmo de trabalhar na beleza de um layout, criar um site deve ter o foco no planejamento. Afinal, sites são peças de comunicação entre a marca e o seu público e pensar apenas no visual para definir a sua eficácia é um erro e um desperdício de dinheiro. 

Uma excelente ferramenta para auxiliar os empresários e empreendedores nesse momento é a adoção da Análise S.W.O.T..

O que é Matriz S.W.O.T.?

Essa é uma técnica de planejamento estratégico criada pelo consultor de negócios Albert Humphrey que tem esse nome baseado no acrônimo em inglês para Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças)

Dividia em dois cenários distintos, o ambiente interno e ambiente externo, o objetivo dessa técnica é diagnosticar os pontos fortes e fracos da empresa afim de potencializá-los e melhorá-los.

Como funciona cada quadrante?

No ambiente interno analisamos as forças e fraquezas da marca. Aqui a meta é entender que tipo de qualidades e diferenciais a empresa possui e propor como podemos destacá-los. Ao mesmo tempo, é preciso analisar e entender como as fraquezas podem ser evitadas.

Já no ambiente externo, levamos em conta as possíveis oportunidades que a marca tem no mercado, e claro as ameaças que sofre. Dessa forma, é preciso criar uma estrutura para dar visibilidade a essas possíveis oportunidades e evitar as ameaças.

Estruturando a Análise S.W.O.T. no site

Cena da série de TV Silicon Valley onde os personagens usam Análise SWOT na sua startup
Cena da série de TV Silicon Valley onde os personagens usam Análise SWOT na sua startup

É preciso pensar em como a empresa deve se posicionar frente aos seus concorrentes, tendo em vista as suas forças e fraquezas. Há algo que pode ser colocado como primeira opção de conteúdo? Como fazer isso? Qual é a melhor opção? O mesmo vale para as fraquezas. Há algo que precise ser evitado, ou pelo menos posto na estrutura de forma mais profunda na navegação?

Há algum produto ou serviço que a sua empresa vende ou faz que se destaca no mercado, como um segmento de nicho, que pode ser uma grande oportunidade do mercado? Se sim, como mostrá-lo de forma mais eficaz e que deixe claro esse diferencial para o público?

E se fosse o contrário? Se o seu concorrente vende ou faz algo que a sua empresa não tem como competir, que tipo de abordagem é feita para que ainda sim a sua marca seja uma opção para o seu público?

Uma análise eficaz é feita com boas perguntas

Como você percebeu, para criar um site é preciso fazer perguntas de forma bastante objetiva e com foco no comportamento do consumidor. Além disso, é preciso ter humildade para reconhecer os problemas que a sua empresa tem em relação à concorrência. Nenhuma empresa é perfeita por maior ou menor que elas sejam, e alinhar a comunicação de forma a posicionar a sua empresa sempre na mente do público é fundamental, e usar a Análise S.W.O.T. é uma das melhores ferramentas para isso.

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