Hub /

Quer ser mais eficaz? Seja simples na comunicação!

Complicar a comunicação com o público com receito da concorrência é nocivo para os negócios e ainda diminui a aquisição de clientes

Hub /

Quer ser mais eficaz? Seja simples na comunicação!

Complicar a comunicação com o público com receito da concorrência é nocivo para os negócios e ainda diminui a aquisição de clientes

"Se você não pode desenhar de memória a estratégia no verso de um guardanapo ela tem pouca utilidade.”

Dave Snowden

Essa citação do consultor e pesquisador Dave Snowden deveria ser um mantra para os empresários que insistem em complicarem o que deveria ser simples. A relação com o consumidor. Sim, parece contraditório, mas eu já participei de centenas de projetos e a maioria esmagadora das vezes que eu peço para me explicarem o conceito do projeto, o que recebo é sempre a explicação técnica da ferramenta digital que ele pretende usar e nunca, o que o consumidor deseja!

O óbvio precisa ser explicado, sempre!

Eu mesmo levei muito tempo para entender que até mesmo para os empresários, dizer para focarmos no consumidor é obrigatório. A maior prova disso é quando eu faço a provocativa e recorrente pergunta:

“E o que o seu cliente ganha com isso?”

No fim das contas, é isso que importa não é mesmo? Se aquele visitante, lead (qualificado ou não) ver valor na promessa que o seu serviço ou produto faz, de nada adianta um layout lindo, com as última técnicas em design. Se essa pessoa não entender o que a sua empresa está se propondo, adeus relação.

Ele vai clicar no “X” do navegador e vai desistir da sua empresa num segundo!

É aí que entra a simplicidade!

A citação do Dave Snowden é tão provocativa para a grande maioria dos empresários, justamente pelo fato de não conseguirem ser simples e diretos motivados pela ilusão de achar que ser simples é algo menor, algo sem valor. 

Não, muito pelo contrário!!!

Quanto de nós não clicou no link de uma publicação nas redes sociais que despertou a nossa curiosidade ou interesse, e ao rolar página daquele link teve tanta dificuldade de achar a resposta que desistiu? Quem nunca passou por isso? Todos nós não é mesmo?

Pois é exatamente assim que também acontece com o seu consumidor na página do seu produto ou serviço se a comunicação for rebuscada de propósito só para parecer ser “maior” que o seu concorrente.

E eu usei “maior” entre aspas, mas você pode argumentar melhor também, tanto faz. O que importa realmente é será melhor para o consumidor. Se ele entender que não, já era!!!

Seja simples SEMPRE!!!

Não importa o que você faz ou vende. Tenha em mente que nada pode atrapalhar o entendimento de valor que o seu público precisa ter com a sua empresa. Isso vale para o seu site de serviços, loja virtual ou infoproduto. Quanto mais rápido e direto você for, maior é chance dele ver valor, e consequentemente se tornar seu cliente.

Lembre-se do canal de Tiktok do Khaby Lame que faz vídeos somente zoando o quanto as pessoas complicam as coisas. E ele faz isso sem dizer NENHUMA palavra. É engraçadíssimo, mas é também uma aula de reflexão.

Curtiu? Então compartilhe!

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pocket
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Outros artigos sobre esse tema