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Quer ser mais eficaz? Seja simples na comunicação!

Complicar a comunicação com o público com receito da concorrência é nocivo para os negócios e ainda diminui a aquisição de clientes

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Quer ser mais eficaz? Seja simples na comunicação!

Complicar a comunicação com o público com receito da concorrência é nocivo para os negócios e ainda diminui a aquisição de clientes

"Se você não pode desenhar de memória a estratégia no verso de um guardanapo ela tem pouca utilidade.”

Essa citação do consultor e pesquisador Dave Snowden deveria ser um mantra para os empresários que insistem em complicarem o que deveria ser simples. A relação com o consumidor. Sim, parece contraditório, mas eu já participei de centenas de projetos e a maioria esmagadora das vezes que eu peço para me explicarem o conceito do projeto, o que recebo é sempre a explicação técnica da ferramenta digital que ele pretende usar e nunca, o que o consumidor deseja!

O óbvio precisa ser explicado, sempre!

Eu mesmo levei muito tempo para entender que até mesmo para os empresários, dizer para focarmos no consumidor é obrigatório. A maior prova disso é quando eu faço a provocativa e recorrente pergunta:

“E o que o seu cliente ganha com isso?”

No fim das contas, é isso que importa não é mesmo? Se aquele visitante, lead (qualificado ou não) ver valor na promessa que o seu serviço ou produto faz, de nada adianta um layout lindo, com as última técnicas em design. Se essa pessoa não entender o que a sua empresa está se propondo, adeus relação.

Ele vai clicar no “X” do navegador e vai desistir da sua empresa num segundo!

É aí que entra a simplicidade!

A citação do Dave Snowden é tão provocativa para a grande maioria dos empresários, justamente pelo fato de não conseguirem ser simples e diretos motivados pela ilusão de achar que ser simples é algo menor, algo sem valor. 

Não, muito pelo contrário!!!

Quanto de nós não clicou no link de uma publicação nas redes sociais que despertou a nossa curiosidade ou interesse, e ao rolar página daquele link teve tanta dificuldade de achar a resposta que desistiu? Quem nunca passou por isso? Todos nós não é mesmo?

Pois é exatamente assim que também acontece com o seu consumidor na página do seu produto ou serviço se a comunicação for rebuscada de propósito só para parecer ser “maior” que o seu concorrente.

E eu usei “maior” entre aspas, mas você pode argumentar melhor também, tanto faz. O que importa realmente é será melhor para o consumidor. Se ele entender que não, já era!!!

Seja simples SEMPRE!!!

Não importa o que você faz ou vende. Tenha em mente que nada pode atrapalhar o entendimento de valor que o seu público precisa ter com a sua empresa. Isso vale para o seu site de serviços, loja virtual ou infoproduto. Quanto mais rápido e direto você for, maior é chance dele ver valor, e consequentemente se tornar seu cliente.

Lembre-se do canal de Tiktok do Khaby Lame que faz vídeos somente zoando o quanto as pessoas complicam as coisas. E ele faz isso sem dizer NENHUMA palavra. É engraçadíssimo, mas é também uma aula de reflexão.

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