Toda ação precisa ter um objetivo fim, e uma forma clara de medir o sucesso dela. Caso contrário será apenas uma ação isolada que dificilmente conseguirá gerar valor ou negócio para a sua empresa.
Uma metodologia bastante eficiente nesse sentido é a chamada Meta S.M.A.R.T., acrônimo da língua inglesa que significa Specific (Específico), Measurable (Mensurável), Attainable (Atingível), Relevant (Relevante) e Time based (Temporal).
Com essa metodologia é possível medir qualquer ação de forma inteligente e profissional, aproximando da realização de seu objetivo.
Vamos analisar os conceitos da Meta S.M.A.R.T.:
"S" de Specific (Específico)
Definir um objetivo bastante claro e específico, como o próprio nome diz. Exemplo:
“Quero aumentar o número de assinantes no meu canal em 5% em dois meses”. Percebam que isso bem diferente de “quero ter mais assinantes no canal“.
Dessa forma há uma visão mais clara do caminho a ser percorrido para atingir esse objetivo, facilitando o planejamento da ação.
"M" de Measurable (Mensurável)
Como diz Peter Drucker: “Se você não pode medir, você não pode gerenciar.“
Não há plano de ação se ele não puder ser mensurável, pois não há como avaliá-lo.
"A" de Attainable (Atingível)
Por mais que você queira ter sucesso na ação da sua marca, ter uma meta atingível é determinante para o sucesso de qualquer ação. Metas fantasiosas ou distantes da realidade só frustram e afastam o sucesso das ações.
"R" de Relevant (Relevante)
Ao definir uma meta específica (S de Specific) é preciso ter em mente alguns questionamentos:
“Por que esse objetivo é importante?“, “o que a empresa ganha ao atingir essa meta?“, “é o momento certo para essa ação?” ou “temos os recursos necessários para iniciar a demanda?“.
"T" de Time based (Temporal)
E por fim, o prazo. Defina quando você terá que avaliar o sucesso dessa ação.
Planejamento sem prazo não é estratégico, é apenas uma ideia.