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Como usar a Meta S.M.A.R.T. na comunicação do seu negócio

Toda ação precisa ter objetivos, mas todo objetivo precisa ter critério. Conheça a Meta S.M.A.R.T. e saiba com ela pode ajudar as ações da sua marca!

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Como usar a Meta S.M.A.R.T. na comunicação do seu negócio

Toda ação precisa ter objetivos, mas todo objetivo precisa ter critério. Conheça a Meta S.M.A.R.T. e saiba com ela pode ajudar as ações da sua marca!

Toda ação precisa ter um objetivo fim, e uma forma clara de medir o sucesso dela. Caso contrário será apenas uma ação isolada que dificilmente conseguirá gerar valor ou negócio para a sua empresa.

Uma metodologia bastante eficiente nesse sentido é a chamada Meta S.M.A.R.T., acrônimo da língua inglesa que significa Specific (Específico), Measurable (Mensurável), Attainable (Atingível), Relevant (Relevante) e Time based (Temporal).

Com essa metodologia é possível medir qualquer ação de forma inteligente e profissional, aproximando da realização de seu objetivo.

Vamos analisar os conceitos da Meta S.M.A.R.T.:

"S" de Specific (Específico)

Definir um objetivo bastante claro e específico, como o próprio nome diz. Exemplo:

Quero aumentar o número de assinantes no meu canal em 5% em dois meses”. Percebam que isso bem diferente de “quero ter mais assinantes no canal“.

Dessa forma há uma visão mais clara do caminho a ser percorrido para atingir esse objetivo, facilitando o planejamento da ação.

"M" de Measurable (Mensurável)

Como diz Peter Drucker: “Se você não pode medir, você não pode gerenciar.

Não há plano de ação se ele não puder ser mensurável, pois não há como avaliá-lo.

"A" de Attainable (Atingível)

Por mais que você queira ter sucesso na ação da sua marca, ter uma meta atingível é determinante para o sucesso de qualquer ação. Metas fantasiosas ou distantes da realidade só frustram e afastam o sucesso das ações.

"R" de Relevant (Relevante)

Ao definir uma meta específica (S de Specific) é preciso ter em mente alguns questionamentos:

Por que esse objetivo é importante?“, “o que a empresa ganha ao atingir essa meta?“, “é o momento certo para essa ação?” ou “temos os recursos necessários para iniciar a demanda?“.

"T" de Time based (Temporal)

E por fim, o prazo. Defina quando você terá que avaliar o sucesso dessa ação.

Planejamento sem prazo não é estratégico, é apenas uma ideia.

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