Na semana passada eu publiquei um artigo explicando a importância dos coworkers como centro do modelo de negócio da Kamus (Quando você terminar de ler o post de hoje dê um pulinho lá!) e eu citei o slogan logo no começo do post para nortear o argumento.
Tudo na Kamus está vinculado a humanização das relações!
Com os coworkers, com os clientes, com os clientes dos clientes!
Todos são nosso foco.
Dessa forma a produção possui uma estrutura com processo bastante claro para conseguirmos focar nos KPI’s (Key Performance Indicator, ou Indicadores-chave de desempenho em português), mas também somos flexíveis o suficiente para nos adaptarmos a qualquer contexto.
A meta é trazer a melhor experiência na produção para todos os envolvidos!
Desafiador? Sem dúvida!
Mas eu procuro colher o máximo de feedbacks possíveis de todas as partes envolvidas entendendo a motivação, o ruído, e ajustando o processo no caminho o tempo todo.
Mas vamos lá entender quais são essas etapas que eu citei:
Etapa 1 - Briefing do Projeto
A meta nessa fase é entrevistar o cliente para entendê-lo e conhecer o projeto. Internamente nós chamamos essa fase de descoberta. Nós também fazemos uma Análise S.W.O.T. para entendermos os ambientes internos e externos refletindo sobre as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do projeto.
Etapa 2 - Montagem da Equipe
Com o briefing em mãos agora fica mais fácil definir a equipe necessária para o projeto. O briefing deixa muito claro qual são os perfiis dos profissionais necessários para o projeto. Então nós enviamos uma comunicação para a base de coworkers, e dentro dos que se candidatam, nós escolhemos os coworkers que tiverem mais próximo do perfil, expertise e experiência para o projeto.
Etapa 3 - Início da Produção
Com a equipe definida, agora a Kamus cria o ambiente de produção. Dependendo do tipo de projeto, mais de uma plataforma serão disponibilizadas para que os nossos clientes possam acompanhar remotamente o trabalho de todos os coworkers envolvidos.
Etapa 4 - Entregáveis
Nós usamos Kanban como metodologia de produção em todos os projetos da Kamus. Como ele é possível acompanhar a produção em tempo real e com o máximo de clareza possível sobre os prazos e as entregas.
E por fim, mesmo depois de todas as entregas, nós fazemos uma nova avaliação individual com coworkers e clientes, enviando um formulário de retorno sobre a produção em busca de melhora e evoluções.
Afinal, como eu disse no começo do artigo, temos flexibilidade para mudarmos e sempre há espaço para melhorarmos!