Como melhorar a experiência do aluno nas aulas online?

O distanciamento social é um enorme desafio para os educadores, mas há recursos digitais que ajudam a educar com qualidade

Como melhorar a experiência do aluno nas aulas online?

O distanciamento social é um enorme desafio para os educadores, mas há recursos digitais que ajudam a educar com qualidade

Desde quando a ONU declarou a Pandemia Global da COVID19, toda a sociedade foi pega de surpresa tendo que se adequar rapidamente ao isolamento social, as empresas e funcionários que puderam, trabalharam remotamente em suas casas para evitar ao máximo aglomerações, minimizando a possibilidade de contágio.

Tudo muito incerto, toda hora surgiam novas informações, determinações, alterando a rotina, aumentando ainda mais o desafio de manter a vida pessoal e trabalho funcionando.

Passado um ano de pandemia, os números se alteram em vários países, mas por aqui, infelizmente há ainda muita incerteza. O que nos obriga a fazer a seguinte reflexão:

E se tivermos que conviver com a COVID durante muito tempo ainda?

Pois é, essa é uma realidade que precisamos encarar com seriedade. A ciência já trabalha com excelentes possibilidades de imunização, mas o maior desafio é fazer isso com todas as pessoas do planeta, afinal, somos 7,6 bilhões de pessoas!!!

Até lá, muita resiliência e acima de tudo educação para encarar as dúvidas e incertezas sobre o Coronavírus e as já existentes variações.

Sem dúvida nenhuma a educação tem papel fundamental na geração de novos estudantes que entendam o que está acontecendo é fruto do enorme impacto do homem na natureza e o que precisamos fazer para resistirmos esse e outros vírus que virão!

A chave continua sendo a educação!

A educação é, e sempre será o melhor meio de vencermos qualquer desafio. Mas não tem sido fácil para as nossas escolas e educadores. 

Ensino infantil, fundamental (1 e 2), ensino médio, faculdades, universidades, cursos técnicos, educadores técnicos, professores de educação física, personal trainers, não importa. TODOS tiveram muita dificuldade em continuarem a prover educação num ambiente à distância!

As 10 recomendaçõe da UNESCO

Ainda em março de 2020, a UNESCO publicou um artigo com recomendações do ensino à distância, para sanar os principais problemas enfrentados, e eu destaco os cinco principais aqui:

Plano de Internet com qualidade

Muitos dos alunos, e professores também, não possuem uma Internet de qualidade que suporte o volume de tráfego de dados com os exigidos em aulas ricas em conteúdo de texto, imagens, além da transmissão de áudio e vídeo e download de todo tipo de arquivos.

Há cidades no Brasil que sequer há oferta de empresas de Internet com WiFi, obrigado as pessoas a terem somente o 3G/4G/5G como opção. Mas, por se tratar de Internet móvel, há limitação na quantidade de dados por plano.

Equipamento de baixa performance

Outro problema muito recorrente é alunos e professores terem equipamentos de baixa performance para essa atividade. Muitos só possuem o smartphone como forma de acessar a Internet. 

Pouca ou nenhuma familiaridade com plataformas EAD

Muitos alunos e professores nunca tiveram a experiência de ensino à distância e isso atrapalha muito o planejamento e a própria aula em si, diminuindo a interação e engajamento do aluno, fazendo com que a qualidade do ensino seja prejudicada.

Baixa familiaridade e participação dos responsáveis

O mesmo ocorre com os pais dos alunos. Principalmente os que tem baixa familiaridade com tecnologia. Muitos estão perdidos tanto com a escolarização quanto no uso das tecnologias.

Pouca similaridade com o ambiente escolar

Se não há domínio com as plataformas, o ambiente se torna improvisado. E o resultado não pode ser diferente: experiência educacional ruim, e baixa performance de todos os envolvidos.

thumb-como-melhorar-a-experiencia-do-aluno-nas-aulas-online

E qual é a solução?

 A mesma para tudo: EDUCAÇÃO!

Foi pensando nessa lacuna é que nós aprimoramos um dos nossos serviços de capacitação que atuamos no ano passado e criamos o Projeto Educa Digital.

Ele é um treinamento de empresas para estruturarem a sua própria plataforma de ensino à distância de forma rápida, simples e sem complicação, sempre utilizando os aplicativos gratuitos do Google, capacitando-as na configuração e padronização de turmas, aulas, calendário, testes e provas online.

Conheça o Projeto Educa Digital e agende um café virtual conosco!

Acha que esse artigo pode ser útil para alguém? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Quer fazer algum comentário sobre esse conteúdo?

Curtiu esse artigo?

Que tal recebê-lo por e-mail? Cadastre-se, é de graça!
Não se preocupe, não enviaremos spam, nem lotaremos sua inbox!

Você conhece alguns dos nossos produtos?

Kamus © 2016 / 2021
(21) 98412-8528 – falecom@kamus.com.br – CNPJ 26.649.828/0001-69
Incrivelmente hospedado por HostWP