A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) fez um estudo durante o período de 23 de março a 31 de maio e concluiu que em pouco mais de dois meses, 107 novas lojas virtuais foram criadas no Brasil, somando uma abertura de mais de uma loja por minuto durante a pandemia. Os segmentos são os mais variados possíveis, como venda de alimentos, bebidas, roupas, calçados e produtos de limpeza.
Antes da pandemia, a média de novos empreendimentos desse segmento era de 10 mil por mês!
Segundo Nelson Tranquez, vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Bom Retiro/SP, por conta da crise da COVID19, os empreendedores precisaram mudar os formatos para manter os seus negócios funcionando.
“Mesmo quem não teve condições de criar um site, passou a vender em marketplace ou por WhatsApp.”
Ainda sob a análise da Abcomm, por conta dessas novas adesões, houve um aumento em 40% no volume de vendas nesse período, como foi o caso da Chocolateria Brasileira, que possui franquias pelo brasil, que teve que se reinventar após o anúncio da quarentena decretada às vésperas da Páscoa, obrigando a empresa a desengavetar o projeto do e-commerce, conseguindo vender todo o estoque do período pela Internet.
Fonte: O Estadão