Hub /

O que fazer quando a sua marca for criticada nas redes sociais?

A polêmica sobre a ação da Farm no caso da morte de Kathlen Romeu repercutiu negativamente sobre a ação da marca e reacendeu o debate.

Hub /

O que fazer quando a sua marca for criticada nas redes sociais?

A polêmica sobre a ação da Farm no caso da morte de Kathlen Romeu repercutiu negativamente sobre a ação da marca e reacendeu o debate.

Essa semana uma publicação no Instagram da loja Farm, gerou revolta do público e a marca teve que se desculpar pela ação depois. Só para você entender direito o caso, eu vou contextualizar:

No dia 08 de junho, Kathlen Romeu foi atingida por uma bala perdida após o confronto entre bandidos e a polícia. Ela estava grávida de 14 semanas e, por razões óbvias, o caso gerou perplexidade e muita comoção. 

Kathlen trabalhava como vendedora na loja Farm.

A comoção e a publicação nas redes sociais

Após a tragédia, a marca então resolveu fazer uma publicação se solidarizando com os familiares da Kathlen e criou uma ação com um cupom de desconto com o objetivo de arrecadar a comissão da Kathlen para repassar para a família.

A ação não foi bem recebida pelo público que alegava que a Farm lucraria com essa ação, o que obrigou a marca a voltar atrás e se posicionar frente à polêmica, inclusive reeditando a publicação original, que tem mais de 18k comentários até a data de hoje.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por FARM Rio (@adorofarm)

Como recuperar a percepção que a marca tem junto ao público?

Não há nenhuma resposta simples e definitiva para essa pergunta. Afinal, toda empresa é feita de pessoas, e as relações são sempre complexas e imprevisíveis. 

A única coisa previsível é que a Farm terá que trabalhar muito na reconstrução da sua proposta de valor junto ao público. Não há jeito fácil, nem simples para voltar a ter a confiança em boa parte do consumidor.

Quão caro será para marca reconstruir a sua reputação?

Outra pergunta difícil de ser respondida. 

Não há como projetar o tamanho do prejuízo dessa ação, tanto no aspecto de vendas como na questão humana.

Você compraria algum produto nessa empresa?
Você trabalharia nessa empresa sabendo o que aconteceu?

O desafio para a Farm será enorme! 

Autocrítica será uma ferramenta importantíssima para aprender sobre toda ação, e como a marca precisa se posicionar de agora em diante, tanto para o seu público, quanto para a sua equipe e quanto para a família e a memória da Kathlen.

Curtiu? Então compartilhe!

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pocket
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Outros artigos sobre esse tema