Essa é uma dúvida recorrente dos empresários e empreendedores e toda semana pinta esse questionamento por aqui:
"Qual formato é mais eficaz para uma empresa conseguir mais vendas online? Investir em mídia programática ou Marketing de conteúdo?”
A resposta recorrente é a de sempre:
Depende!
De um jeito bem simples para eu argumentar com o termo “depende”. Depende de quanto dinheiro a sua empresa está disposta a investir e em quanto tempo. E dessa forma, eu quero chamar a atenção para essas duas palavras:
Investimento e tempo!
É um erro muito comum empresários e empreendedores acharem que para se ganhar dinheiro usando a Internet, tudo é de graça (ou muito barato), e o ROI (Retorno sobre o Investimento) é sempre muito rápido.
Na real?
É EXATAMENTE o contrário!
A Internet é uma mídia como qualquer outra. A diferença é que ela é altamente mensurável e existem centenas e milhares ferramentas para usarmos. Muitas gratuitas, outras baratinhas, mas o maior custo é…
ser eficaz na comunicação!
E adivinhem?
Isso dá trabalho, custa dinheiro e não é rápido!
Mas depende de que?
Mas respondendo a pergunta título e voltando para o “depende” que eu falei antes. O empresário que tem claro esses dois posicionamentos, já meio que sabem a resposta.
De um jeito bem simplista para contextualizar.
Se você tem dinheiro para investir, opte pela publicidade com mídia programática.
Durante o percurso é possível ajustar os anúncios e corrigir erros no planejamento. Essa opção permite que a comunicação da sua marca chegue até um público que você não tem acesso hoje. E dependendo da promessa que você faz nessa publicidade, pode ser que ela gere oportunidades de negócio. Cabe à sua marca a criar essa peça de publicidade algo que se relacione diretamente com o desejo do consumidor. Ou seja, também é comunicação, mesmo sendo uma publicidade!
Já o Marketing de Conteúdo levam mais tempo justamente por criar uma cultura de relacionamento com o consumidor aos poucos. É praticamente flertar com o consumidor para transformá-lo em “ficante” e quem sabe demos em namorado!
Sua empresa tem esse tempo para investir? Lembre-se que ainda sim a sua empresa vai gastar dinheiro para produzir esses conteúdos até conseguir conquistar esse cliente!
O ideal é investir nos dois ao mesmo tempo.
Produzir conteúdos constantemente para gerar interesses orgânicos ao mesmo tempo investir em mídia programática fazendo com que outras pessoas encontrem a sua oferta.
Ou seja, a resposta para essa pergunta é sempre um dilema que você tem que se responder.