O impacto que o Inbound Marketing possui para as marcas é indiscutível. Ações de atração, encantamento, conversão e aquisição de clientes são processos de produção de conteúdo mais do que eficazes no mundo em que vivemos nos últimos anos.
No entanto, um dos grandes desafios na criação de conteúdo é se manter produtivo. Sendo bastante comum as marcas se perderem no planejamento de conteúdo, desviando o foco, ou até mesmo, parando de produzir por falta de criatividade ou inspiração.
“A criatividade é a inteligência se divertindo.”
Albert Einstein
Na realidade, o que falta é organização, não criatividade
A criação de conteúdo pode ser beneficiar da própria Internet para a sua produção, e ferramentas não faltam para isso.
Mas o mais importante é o público.
Eles estão sempre dizendo o que querem, o que desejam, quais são as suas dores e aspirações. Basta se relacionar com eles nas redes.
Pergunte. Provoque. Inspire!
O público está sempre ávido para se manifestar sobre produtos e serviços. Basta a sua marca estar conversando com ele nos seus canais.
Como organizar a produção de conteúdo
Antes qualquer coisa, é indispensável fazer uma boa pesquisa e planejamento sobre a comunicação da sua marca. Assim é possível entender que tipo de temas e assuntos específicos a sua empresa precisa produzir.
Com o planejamento definido, é hora de organizar a produção seguindo esses passos:
1 - Organize um repositório de conteúdos
Com o objetivo de ser um verdadeiro banco de ideias, o repositório de conteúdo precisa ser segmentado pelas categorias de temas da sua marca. Dentro de cada uma dessas categorias é possível ter várias outras categorias derivadas que permitem o levantamento de temas mais específicos, que servirão de ideias para conteúdos de médio e fundo de funil.
2 - Estruture o fluxo de produção
A equipe envolvida na produção de conteúdo precisa ter uma visão clara do fluxo de produção. Etapas como pesquisa, redação, criação, revisão e publicação são as mais indicadas, mas tudo vai depender da estrutura da sua marca, temas e equipe.
Aqui na Kamus nós estruturamos sempre um planner, redator e designer nos fluxos de produção de inbound marketing.
3 - Crie um calendário editorial
Ter uma visão macro e detalhada é fundamental para manter a produção eficaz e produtiva. Por isso é tão importante a adesão de um calendário editorial. Com ele é possível visualizar ações futuras ao mesmo tempo cuidando de temas do momento onde a sua marca precise se posicionar.
4 - Algumas ferramentas de apoio
Uma das principais ferramentas de produções do mercado é o Trello. Comprada pela Atlassian em 2017, a ferramenta se destaca pelo seu formato de quadros e cartões sendo altamente adaptada para produções em equipes.
Estruturada em Kanban, metodologia de produtividade, a ferramenta é bastante fácil de entender o funcionamento, além de ser altamente flexível e adaptada tanto para a versão web quanto no mobile.
Google Agenda
Outra ferramenta bastante popular para criar uma estrutura de produção de conteúdo é o Google Agenda.
De fácil compreensão e adesão do público. A grande vantagem é sem dúvida nenhuma ter uma visão de calendário na produção. A desvantagem é não ser preparada para etapas, sendo necessário criar um evento de produção para cada uma delas, o que não é um grande problema.
Notion
Essa ferramenta se destaca pela sua flexibilidade de uso, sendo possível uma infinidade de produções, dentre os quadros do tipo Kanban. Há vários tutoriais na Internet, principalmente no Youtube ensinando como criá-las. Nós fizemos um vídeo recente contando como fazemos a gestão de conteúdo no Notion.
Planilha do Google Drive
Há também quem prefira a velha e boa planilha. E nenhuma é tão flexível quanto a Planilha do Google Drive para isso. Como ela roda na nuvem, é ideal para equipes remotas e se adapta facilmente aos tipos de conteúdos que a sua marca pode vir a ter.