Qualquer um de nós sofre influência dos nossos familiares, amigos, colegas de trabalhos sobre todos os assuntos da vida. E consumo também, claro! Quem nunca aqui viu uma publicação de um contato numa rede social com aquela roupa nova, gadget inovador ou aquele produto exclusivo e ficou com vontade de comprar!?
Claro que todo mundo já passou por essa situação! Mas não, prova social não é só isso!
Mas afinal, o que é Prova Social?
Prova Social em marketing, lida com a transformação que aquele produto ou serviço fez no seu consumidor a ponto de influenciar outro possível cliente.
Pessoas são influenciadas por outras pessoas, principalmente quando há em seu relato algo que se assemelha a sua realidade.
É disso que a Prova Social se trata!
E como funciona a Prova Social na comunicação?
Em marketing a Prova Social funciona como gatilho mental, que são técnicas de persuasão direcionadas ao subconsciente do consumidor.
Um exemplo disso é quando um visitante entra na página de vendas de um determinado produto ou serviço e vê depoimentos de pessoas que se tornaram clientes fazendo um relato de como a sua vida foi transformada por conta dessa compra. Isso influencia aquele visitante, que sente mais confiança e passa a ter mais inclinação para uma possível compra.
Benefícios de usar Prova Social
- Autoridade - Ao usar depoimentos de outros clientes, você passa autoridade enquanto fornecedor, e isso é percebido pelos leads.
- Aceitação - Quanto mais Provas Sociais positivas a sua marca tiver, mais aceitação junto ao publico ela terá.
- Transparência - Caso a sua página de venda permita que clientes possam publicar depoimentos livremente, positivos ou negativos, demonstrando transparência na relação, mais reputação a sua marca adquire.
- Conversões - Consequência de um bom trabalho com Prova Social é o aumento no número de conversões.
Quais tipos de Provas Sociais a sua marca deve usar?
- Campo de comentários - Indispensável em qualquer página de venda, infoproduto, landing page.
- Depoimentos de clientes - Também bastante utilizado no mercado, selecionar depoimentos bastante explicativo, expressivos aumento muito a chance de conversão.
- Avaliação - Componente mais visual, em geral com notas, estrelas, auxiliam a avaliação dos clientes nos produtos e serviços.
Agora que você já sabe como utilizar a Prova Social para aumentar as conversões, não hesite em falar com a Kamus caso você tenha alguma dificuldade!