Lançar uma marca no ambiente online é simples, mas requer muito esforço de planejamento e pesquisa. Dentre as várias demandas obrigatórias para criar a presença digital de uma empresa é definir os KPI’s.
Não sabe o que é isso? Não se preocupe.
A Kamus Explica!
O que é KPI?
KPI é um acrônimo de Key Performance Indicator, ou em português, Indicador-Chave de Desempenho. De um jeito bem simples de explicar, KPI é uma forma de medir se as ações da sua marca estão atingindo os objetivos definidos.
Existem vários tipos de objetivos, e é fundamental que a sua marca entenda bem quais fazem mais sentido para a sua atuação. À partir dessa definição, todas as ações de comunicação poderão ser medidas sobre a eficiência, permitindo que sejam ajustadas, corrigidas e até mesmo alteradas.
Qual a diferença entre KPI e Métrica?
Para muitas empresas, sempre há confusão nesse momento. Pense que um KPI, é um objetivo macro da sua marca que guia todas as ações da sua empresa. Enquanto que uma métrica é alguma ação específica que precisa ser medida para ser avaliada sua eficiência.
Resumindo, KPI’s guiam toda a comunicação da sua marca, e métricas guiam as ações pontuais.
Como definir o KPI da minha marca?
O fundamental é que os KPI’s sejam importantes e relevantes para o negócio como um todo! A ideia é que esses objetivos sejam capazes de mostrar se a sua marca está no rumo certo de crescimento, auxiliando novas possíveis tomadas de decisões, estruturação e investimentos.
Quais são os tipos de KPI's possíveis?
KPI's primários
Como o próprio nome diz, são s índices principais, e possuem relação direta com o comercial da sua marca:
- Número de leads
- Volume de Tráfego
- Custo de aquisição de lead
- Taxa de Conversão
- Receita total
- Receita por compra
KPI's secundários
Índices que mostram detalhamento das ações:
- Custo de aquisição de lead por etapa de funil
- Número de assinantes da Newsletter
- Número de assinantes do Blog
- Visitantes recorrentes
- Custo por visitante
- Origem do Tráfego
KPI's práticos
Índices sobre comportamento dos usuários e aquisição:
- Visualizações
- Página / Visita
- Palavras-chaves pesquisadas
- Conteúdos lidos / Visitados
- Visitantes Novos / Recorrentes
Agora que você já sabe o que é KPI e qual a importância para a sua marca, então vamos por a mão na massa e planejar a comunicação da sua empresa.
Caso tenha dificuldade, fale com a Kamus!