Qualquer marca hoje tem possibilidade de gerar negócio online através de uma comunicação em seus canais onde o público pode interagir e possivelmente fechar negócio comprando um produto ou serviço.
Não é um trabalho simples, é preciso pesquisar profundamente o comportamento do público, planejar a comunicação baseado nesses estudos e criar conteúdos que possam chamar a sua atenção na “timeline“.
Tempo.
O bem mais preciso do momento e que certamente ficará mais e mais escasso. Todos os dias, novas plataformas inundam as lojas de aplicativos dos usuários com uma nova rede social.
Cada dia que passa os usuários ficam com o comportamento mais diluídos em várias plataformas em que eles estão presentes.
Resultado:
Está cada vez mais difícil de chamar a atenção dos leads.
E os algoritmos também sabem disso e priorizam publicações de marcas que engajam mais com os usuários. Por isso é tão importante gerar conteúdo que chame a atenção do público e o método AIDA certamente pode ajudar a sua marca.
O que é AIDA?
É um método criado por E. St. Elmo Lewis para atrair a atenção do consumidor estimulando o seu desejo, impulsionando-o para uma determinada ação e que no nosso caso, é a compra.
Como funciona o Método AIDA?
Ele é dividido em 4 etapas: Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Ao utilizar esse método, as marcas precisam alinhar a comunicação para o objetivo fim obedecendo as seguintes dicas:
Atenção
O objetivo nessa etapa é chamar a atenção do seu lead. Mostre que a sua marca existe.
Cada rede social possui um ou mais formatos de conteúdos. Em geral elas contemplam textos, imagens, vídeos, áudios e links. Cada uma delas num tamanho e formatos específicos. A sua marca precisa entender que tipo de formato é mais adequado para chamar a atenção daquela comunicação. Que tipo de conteúdo fará o usuário parar a navegação para focar no que a minha marca tem a dizer?
Esse é o foco dessa etapa.
Interesse
Uma vez que a sua marca chamou a atenção do lead, conecte-se a ele.
Aqui o objetivo é fazer com que a sua marca mostre que ela sabe o que esse lead sente, deseja e quer. O foco é a conexão.
Desejo
Mostre que a sua marca não só entende o que esse lead passa, mas como tem a solução para isso.
Deixe claro a capacidade e “know-how” da sua marca para que esse lead alcance o que deseja.
Ação
Hora de conduzir o lead para a ação.
Se a sua comunicação foi clara, o lead estará pronto para conversão. Ajude-o a tomar essa decisão.
E aí, a sua marca já usou esse método?
Conte pra gente nos comentários como foi. Compartilhe a sua experiência e resultados conosco!
Mas se você está com dificuldades de fazer essa comunicação, fale com a Kamus!