Em junho de 1968, uma série de protestos contra uma invasão da polícia de Nova York conhecida como a Rebelião de Stonewall teve importância significativa na época para o reconhecimento dos Direitos Civis, e claro, da comunidade LGBTQI+ nos Estados Unidos.
Por essa razão é que o mês de junho é palco de centenas de passeatas que acontecem todos os anos no mundo durante o mês de junho, considerado o mês do Orgulho LGBTQI+.
E qual a importância disso para as marcas?
Tudo!
A sociedade mudou muito desde essa época, e as relações entre pessoas e marcas são cada vez mais humanizadas, mais diversas e mais inclusivas.
Empresa que ignora pessoas LGBTQI+ em sua comunicação, além de ser uma atitude desumana, também deixa de atingir uma enorme fatia da sociedade, ou seja, isso também é ruim para os negócios!
"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original."
Albert Einstein
Como criar uma comunicação com inclusão e diversidade?
01 - Comece por dentro da própria empresa
De nada adianta ter uma comunicação humanizada se na estrutura ela não for plural. Facilmente qualquer cliente percebe quando isso é uma prática da empresa e logo ela é desmascarada!
É preciso ter diversidade de verdade dentro da própria empresa!
02 - Estude todas as pautas e respeite o lugar de fala
Se a estrutura da empresa já é inclusiva, não será difícil se comunicar com a diversidade do público. De qualquer forma, esteja aberto para conhecer e entender todas as vozes da sociedade. Uma ótima forma de entender o conceito de lugar de fala é acompanhar o Instagram das amigas da Mezcla Diversidade.
03 - Tenha uma equipe de comunicação plural
Todas as vertentes, todas as pessoas, todas as existências são bem-vindas!
A empresa precisa fazer ações que envolva essa visão para todos da estrutura, começando pela contratação, incentivo e remuneração. Só assim, toda a empresa consegue ter uma voz plural de forma natural que ficará clara nas ações de comunicação.