Ninguém tem dúvida nenhuma sobre o papel fundamental das plataformas digitais no planejamento estratégico de uma marca em marketing digital. Cada canal que a sua marca estiver presente é um ponto de contato com o consumidor.
Mas é no site da sua empresa é que os consumidores convertem!
Por mais recursos que as redes sociais estão implantando a cada dia, ainda sim, elas são, estruturalmente mais rasas que sites. Afinal, as plataformas possuem outros objetivos:
Maximizar o tempo de permanência dos consumidores para que eles sejam impactados por ações de publicidade paga, o que mantem os modelos negócios das plataformas, não da sua marca!
A conversa começa nas redes sociais
A vantagem de ter um canal de comunicação numa rede social é que a relação é individualizada.
É possível perguntar, responder, interagir com todos. E isso é ótimo. Mas transformar esses perfis em consumidores dentro da própria rede social é muito difícil, pois elas não foram feitas para esse fim!
Por isso a estratégia é sempre levar esse lead para o site, e lá ampliamos a argumentação que só então poderá ser convertida em cliente. Na pior das hipóteses ela será um lead qualificado.
O site da sua marca é o melhor canal de conversão
Ainda que o seu site não possua ferramentas para transacionar online, ou seja, compra efetiva online usando cartão de crédito, transferência eletrônica, boleto bancário e mais recentemente Pix, mesmo assim há outras formas de conversão como formulário de interesse, pedidos de orçamento, contato por WhatsApp, entre outros.
Isso sem falar na captação de leads para caso do lead ainda estar pronto comercialmente para a compra ou contratação. Dessa forma o site pode disponibilizar formulários que gerarão o que chamamos de nutrição de leads, que são conteúdos complementares que serão enviados posteriormente com o objetivo de informar e argumentar mais profundamente sobre o produto ou serviço, amadurecendo o interesse desse lead e transformando-o em possível lead qualificado ou até mesmo num cliente.
Segundo o relatório da Event Marketer / Mosaic de setembro de 2021, os sites corresponde a 50% das conversões de negócios online, seguidos de 37% de eventos, 31% e-mail e 29% para redes sociais e publicidade.
Criando um inbound marketing eficaz
O planejamento estratégico precisa contemplar uma comunicação nas rede sociais que vise o relacionamento com o público, sobretudo a interação. Marcas que só divulgam nas redes sociais perdem a oportunidade de conversar individualmente com o consumidor, desperdiçando o seu principal potencial.
Já os sites precisam ter uma função complementar, onde qualquer interesse iniciado nas redes sociais precisam ser contemplados com boa argumentação, informações e ofertas de vendas.