Antes mesmo de trabalhar na beleza de um layout, criar um site deve ter o foco no planejamento. Afinal, sites são peças de comunicação entre a marca e o seu público e pensar apenas no visual para definir a sua eficácia é um erro e um desperdício de dinheiro.
Uma excelente ferramenta para auxiliar os empresários e empreendedores nesse momento é a adoção da Análise S.W.O.T..
O que é Matriz S.W.O.T.?
Essa é uma técnica de planejamento estratégico criada pelo consultor de negócios Albert Humphrey que tem esse nome baseado no acrônimo em inglês para Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).
Dividia em dois cenários distintos, o ambiente interno e ambiente externo, o objetivo dessa técnica é diagnosticar os pontos fortes e fracos da empresa afim de potencializá-los e melhorá-los.
Como funciona cada quadrante?
No ambiente interno analisamos as forças e fraquezas da marca. Aqui a meta é entender que tipo de qualidades e diferenciais a empresa possui e propor como podemos destacá-los. Ao mesmo tempo, é preciso analisar e entender como as fraquezas podem ser evitadas.
Já no ambiente externo, levamos em conta as possíveis oportunidades que a marca tem no mercado, e claro as ameaças que sofre. Dessa forma, é preciso criar uma estrutura para dar visibilidade a essas possíveis oportunidades e evitar as ameaças.
Estruturando a Análise S.W.O.T. no site
É preciso pensar em como a empresa deve se posicionar frente aos seus concorrentes, tendo em vista as suas forças e fraquezas. Há algo que pode ser colocado como primeira opção de conteúdo? Como fazer isso? Qual é a melhor opção? O mesmo vale para as fraquezas. Há algo que precise ser evitado, ou pelo menos posto na estrutura de forma mais profunda na navegação?
Há algum produto ou serviço que a sua empresa vende ou faz que se destaca no mercado, como um segmento de nicho, que pode ser uma grande oportunidade do mercado? Se sim, como mostrá-lo de forma mais eficaz e que deixe claro esse diferencial para o público?
E se fosse o contrário? Se o seu concorrente vende ou faz algo que a sua empresa não tem como competir, que tipo de abordagem é feita para que ainda sim a sua marca seja uma opção para o seu público?
Uma análise eficaz é feita com boas perguntas
Como você percebeu, para criar um site é preciso fazer perguntas de forma bastante objetiva e com foco no comportamento do consumidor. Além disso, é preciso ter humildade para reconhecer os problemas que a sua empresa tem em relação à concorrência. Nenhuma empresa é perfeita por maior ou menor que elas sejam, e alinhar a comunicação de forma a posicionar a sua empresa sempre na mente do público é fundamental, e usar a Análise S.W.O.T. é uma das melhores ferramentas para isso.