A frase famosa do Jacques Lacan serviu bem para explicar essa característica da comunicação. Mas isso só funcionou até a invenção da Internet, principalmente depois do movimento conhecido como web 2.0, onde a interação com o consumidor começou a ser implementada cada vez mais nos sites, e claro, depois do surgimento das redes sociais.
Desde então é possível medir várias interações que vão muito além da “curtida”. Você consegue entender intenções, desejos, conceitos do consumidor. Dependendo de como foi planejada a comunicação de uma marca nas redes sociais, sempre estaremos próximos de uma decisão de compra pelo consumidor.
O papel do inbound marketing
Entender com pensa, reage e age cada consumidor analisando os dados de interação do público nas publicações da marca. Por isso é tão fundamental analisar profundamente o mercado e planejar estrategicamente cada artigo, cada imagem, gif animado, stories, videos, etc.
Cada publicação precisa ter um objetivo claro para a marca. Seja atrair novos interessados, converter visitantes em lead e e depois qualificá-los, para enfim, conquistá-lo como cliente. Não importa o canal. Pode ser num blog, numa campanha de e-mail marketing, live ou publicação na “timeline”, ou grupo de uma rede social.
É disso que se trata o inbound marketing.
Pens nisso!