Marketing lida com os desejos, os anseios, valores das pessoas, da mesma forma que as frustrações e dores do consumidor. Minimizar a atuação do marketing a somente divulgação é subutilizar uma poderosa ferramenta de engajamento com o público.
O marketing está entre nós desde a existência da nossa sociedade e os nossos modelos comerciais. No entanto, não há consenso sobre uma data específica, mas é possível dizer que desde a Revolução Industrial, a relação das marcas com as pessoas se modificou e evoluiu para o que temos atualmente.
O que se pode afirmar é a importância e potencialidade dessa relação através da Internet e as plataformas digitais. Hoje é possível falar sobre os desejos do consumidor antes mesmo que ele tenha a consciência de que esses desejos existam! E como é possível medir tudo nessas plataformas, pode-se validar praticamente qualquer tese de consumo.
Por isso a frase do Peter Drucker é tão poderosa.
Usar a Internet e Redes Sociais na comunicação da sua marca produzindo conteúdo para se relacionar com o consumidor é uma oportunidade gigante de negócio! Mas é preciso planejar estrategicamente cada ação para que as metas de vendas sejam alcançadas.
Pense nisso!