Segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) 4 milhões de pessoas compraram online pela primeira vez em 2020. A pandemia mudou drasticamente o comportamento do consumidor e alguns desses hábitos já são sentidos em vários segmentos, dentre eles o E-Commerce, claro!
Dessa forma, é preciso ampliar ainda mais as técnicas e boas práticas para ampliar as vendas online. Grandes especialistas do segmento debatem várias dessas visões e que são compilados aqui nesse artigo.
Dica 1 - Instale um chat de atendimento online
Da mesma forma que a demanda de compras online cresceu, óbvio que a oferta também. É fundamental então instalar um sistema de atendimento online em formato de chat com o objetivo de superar as possíveis objeções de compras dos consumidores indecisos. Esses sistemas podem retroalimentar a sua base de possibilidade, ampliando ainda mais a argumentação de vendas.
Dica 2 - Adote o Cross selling e Up selling
Crie estruturas no site que permitam combos ou kits que agrupem produtos com diferencial de preço como vantagem para o consumidor. É a chamada técnica Cross selling. Já para os produtos únicos use a técnica Up selling oferecendo opções de produtos que podem ser adicionados naquela venda. Aderindo a essas técnicas, a sua loja aumenta aumenta o ticket médio de vendas.
Dica 3 - Formulário de aviso de produto indisponível
Por incrível que pareça ainda é possível ver produtos fora de estoque em lojas virtuais sem a opção do consumidor ser notificado quando o estoque for reposto. Além de fazer uma venda por comunicação quando o consumidor não estava na loja, ainda é uma ferramenta de capturar leads aumentando a base de interessados segmentados por categorias e produtos.
Dica 4 - Crie bons títulos dos produtos
Outro problema comum visto em vários e-commerces, principalmente aqueles que revendem produtos sem exclusividade é a falta de bons títulos dos produtos. Pesquisar com ferramentas de SEO para analisar qual título tem melhor performance é sempre muito bem indicado para isso.
Dica 5 - Crie descrições originais para os produtos
Igual aos títulos, a falta de boas descrições são responsáveis pela falta de diferencial junto à concorrência, deixando a tomada de decisão para o preço, forma de pagamento e o frete. Ou seja, pouca margem para opções de vendas.
Dica 6 - Adote avaliação dos consumidores
A prova social continua sendo uma eficaz força de venda para os produtos online. Use-a sem moderação. Provoque seu público para comentar como foi a experiência de compra e use os seus comentários para aumentar a reputação da sua loja virtual.
Dica 7 - Use ferramentas de abandono de carrinho
Um dos maiores problemas que os lojistas online enfrentam é a alta taxa de abandono de carrinho, seja por falta de opções de pagamento, modelo de pagamentos burocráticos, etc. Ter uma ferramenta que atua como remarketing é muito indicado. Existem várias opções no mercado para todos os tipos de estrutura, preços e atuação.
Dica 8 - Faça campanhas segmentadas
Já que eu falei em remarketing, nada mais eficaz que atuar em campanhas segmentadas para oferecer produtos vantajosos para o seu público. Vale Facebook/Instagram e Google Ads e e-mail marketing. Planejar e analisar criteriosamente todas as possibilidades para fazer ações eficazes são indispensáveis.
Dica Bônus - Dê atenção especial para as imagens
- Fotos de qualidade - Opte por fotos profissionais. Se não tiver budget para isso, faça você mesmo e evite fotos de roupas amassadas, use pessoas como modelos e não manequins, e de todos os padrões de corpo, claro!
- Evite banco de imagens - A sua loja virtual não terá diferencial nenhum se usar exatamente as mesmas fotos que o seu concorrente. Produza suas próprias fotos.
- Otimize o peso dos arquivos - 21% do peso do seu site são responsáveis pelo peso das imagens. Recentemente publicamos dicas de ferramentas para esse fim.