Prática bastante popular nas redes sociais, em especial no Instagram, são as aplicações que prometem conseguir muitos novos seguidores para o perfil da sua empresa, por isso o termo “compra de seguidores”. Há centenas delas no mercado, cada uma com um proposta e planos de precificação, mas o funcionamento é sempre o mesmo:
Você paga um valor e logo novos seguidores chegam ao seu perfil, independente da proximidade com a relevância da sua marca com eles.
É aí que está o problema.
Antes de mais nada, é importante não confundir com o termo de marketing digital “Custo por Cliente”, ou CPC.
Compra de seguidores em nada tem relação com CPC!
Muito pelo contrário. Sempre que alguém contrata esse serviço, fica impressionado com a velocidade em que novas adesões chegam nos perfis, no entanto, também não demora para perceber que esses novos seguidores não engajam com as publicações da sua marca.
Não curtem, não comentam, não salvam, não compartilham!
E principalmente, não compram NADA que você vende!!!
Isso se deve ao fato de que muitos desses novos seguidores são perfis fakes, robôs, ou mesmo pessoas sem nenhuma relação com o tipo de produto, serviço e consequentemente as publicações do seu perfil.
Isso faz com que a rede social perceba que mesmo tendo muitos seguidores, o perfil da sua marca é pouco relevante e o algoritmo começa a deixar as suas publicações ainda mais distantes do seu público REAL! Fora o fato que essa prática pode ser punida a qualquer momento pelas redes sociais por estarem previstas nos códigos de conduta de todas elas.
Logo fica claro que esse tipo de “investimento” não é indicado!
Se você está disposto em investir na sua marca, faça com produção de conteúdo, com planejamento e com publicidade. O resto é queimar dinheiro!