Uma das maiores dificuldades que os empresários e empreendedores possuem para gerar bons negócios online é ter uma presença digital diferenciada. Normalmente eles acreditam que ter um perfil nas redes sociais é o suficiente, mas isso está longe de ser uma verdade absoluta!
Atualmente no Brasil há em torno de 140 milhões de pessoas acessando as redes sociais todos os dias! A maioria pelo celular e em bandas bastante restritas de transferência de dados. Ou seja, economizar o tempo do consumidor é fundamental. O comportamento de consumo dessas pessoas sempre passa pela Internet, mesmo que a compra seja concluída numa loja física.
O consumidor além de buscar relatos e testemunhos de conhecidos, amigos e familiares sobre produtos e serviços nas redes sociais, também usa a busca (Google prioritariamente) para encontrar as informações e tomar decisões de compras.
Como está a presença digital da sua marca?
Sabendo desses comportamentos dos consumidores, você é capaz de saber se a presença digital da sua marca é realmente eficaz para gerar oportunidades de negócios online?
Então responda:
- Há publicações espontâneas das pessoas sobre a sua marca?
- Você interage com os consumidores tentando ajudá-lo com as suas necessidades?
- Os seus produtos e serviços aparecem nas principais buscas do consumidor no Google?
Se você não conseguiu responder nenhuma dessas perguntas, lamento, a sua marca é irrelevante para o consumidor. Logo, ela não possui uma presença digital diferenciada.
Mas afinal, o que é ter presença digital diferenciada?
Quando a sua marca tem algum conteúdo que fale com o seu consumidor. Algo que lide diretamente com o que o consumidor deseja, e não o contrário!
O que normalmente vemos é só divulgação, quando deveríamos ver conversação!
E acredite, toda e qualquer publicação tanto no site/blog e nas redes sociais focada no desejo do consumidor tornará a sua marca diferente no mercado, fazendo com que ele dê atenção para ela.
E lembre-se, estamos na era da guerra pela atenção
"Vivemos na era do acesso a informação, mas também vivemos na era do excesso. O que diferencia é a ação."
Keith Matsumoto
Se a sua marca só divulga achando que isso convence o consumidor, ela será sempre ineficaz, pois ele não dará atenção para esse tipo de conteúdo. Basta reconhecer que você mesmo faz isso como consumidor. É preciso se diferenciar para chamar a atenção do seu público.
Hoje cada publicação é vista de forma parcial pelas pessoas, por isso é tão importante focar naquilo que o consumidor deseja e não naquilo que a sua marca quer vender. Ainda que o que você vende sirva para ele, foque no desejo dele, ou seja, nos sentimentos que motivam essa compra.
Como criar uma presença digital para a minha marca?
É preciso pesquisar, planejar e produzir conteúdos focados nas necessidades do seu público na busca constante de relacionamento, sempre respeitando a Jornada do Consumidor, produzindo conteúdo específico para cada um dos seus momentos.