Sempre que uma marca trabalha na produção de conteúdo com o objetivo de atrair o máximo de interessados possíveis no tema de uma peça de comunicação, ela tem como objetivo primordial a captação de leads.
Leads, para quem não sabe, são contatos que podem ser possíveis interessados num produto ou serviço daquela empresa.
Se a produção de conteúdo for bem planejada e essa peça de comunicação engajar esse contato o suficiente motivando-o querer saber mais sobre aquele tema preenchendo um formulário, esse contato passa a ser visto como lead, e segmentar o seu seu interesse é fundamental para conversões.
"É necessário sair da ilha para ver a ilha. Não nos vemos se não saímos de nós."
José Saramago
Por que segmentar leads é tão importante?
Sempre que capturamos um lead, temos uma ideia do seu interesse. Dependendo de qual é a peça de comunicação e como ela foi planejada e criada, sabemos quais são os reais interesses desse lead.
Afinal, a segmentação é importante para entregar a mensagem certa para a pessoa certa.
Dessa forma, quanto mais segmentarmos nossos leads, melhores serão as nossas comunicações à partir dessa captação e maiores serão as chances de conversão.
Como segmentar os leads da minha marca?
1 - Por estágio no funil de vendas
Imagine que a sua marca produziu um artigo de topo de funil de vendas. O objetivo é criar um post que seja facilmente indexável pelos mecanismos de buscas (Google, Bing, Yahoo…). Sugiro então que você disponibilize nesse artigo uma chamada para a ação (Call to Action) para que esse contato possa se cadastrar para saber mais sobre esse assunto.
Como o assunto é topo de funil, envie outros conteúdos numa ação de e-mail marketing com assuntos mais profundos, ou seja, conteúdo de meio de funil.
Com o passar dos envios, ficará claro na análise estatística para a sua marca, quem são os leads mais engajados na campanha, sendo possível segmentá-los por leads qualificados, enviando uma oferta no final.
2 - Por tipo de persona
Usando o mesmo exemplo acima, é possível também segmentar por tipo de persona. Se a sua marca fez um bom planejamento criando alguns tipos de personas, fica claro identificá-los no seu comportamento de interação com essa peça de comunicação.
3 - Por dados demográficos
A segmentação mais comum de todas é separá-los por data de nascimento, cidade, ocupação, gênero, etc. Perceba aqui que um formulário de captura de leads precisam de campos adaptados para esse cadastro.
4 - Separar leads de clientes
Mesmo após os leads já tenham se tornado em clientes de um produto ou serviços da sua marca, não significa que eles não tenham mais que receber novos conteúdos.
Não, muito pelo contrário.
Clientes satisfeitos são ótimos advogados da marca.
Seus depoimentos ajudam a endossar o que compraram da sua empresa, motivando novos interessados.
Ou seja, produzir conteúdo específico para eles com o objetivo de estimulá-los a compartilhar a sua experiência de uso são essenciais para o seu negócio!
Dessa forma, segmentá-los é indispensável!
5 - Segmentação em "Lead Scoring"
Como o próprio nome sugere, é uma pontuação de leads.
Em geral, ferramentas de automação de marketing já possuem esse tipo de recurso. Segmentar os leads baseando no alto grau de engajamento de certos contatos também é um critério bem importante.
O resultado final de toda segmentação é criar campanhas mais eficazes e mais baratas, uma vez que focamos em ações com menos leads, economizando esforço, e em certas plataformas, até no valor pago para os envios.