Em essência, lead é uma oportunidade de negócio.
Cada consumidor possui necessidades, desejos e dores a serem resolvidas por produtos e serviços oferecidos pelas marcas.
O consumidor era impactado pela publicidade nos meios de comunicação como TV, rádio, revista e jornal. Essa comunicação era feita no que ficou convencionado como relação “uma para muitos“, onde um produto era apresentado para o máximo de pessoas possíveis.
Quem tivesse vínculo com essa comunicação procurava a marca e consumia.
Com a Internet essa relação das marcas com o consumidor mudou profundamente.
Agora são as marcas quem procuram os consumidores com a sua presença online. Com o objetivo de causar uma percepção no consumidor de que elas possam suprir as suas necessidades, ou seja, as marcas produzem conteúdo para gerar leads.
E porque é tão importante para uma marca gerar leads?
Como leads são oportunidades de negócio, quanto mais leads uma marca tiver, maior é chance de efetivamente gerar negócio ela tem. Afinal, leads são oportunidades que precisam ser trabalhadas para que eles se tornem clientes.
Por exemplo, faça de conta que a sua empresa é um escritório de contabilidade e produziu um infográfico bem bacana falando de vários impostos obrigatórios e como muitas empresas perdem dinheiro por não terem um calendário de pagamento de impostos.
Essa publicação pode ter um link para site do escritório com uma planilha gratuita com todas as datas de pagamentos obrigatórias. Para baixá-la, o interessado precisa preencher os seus dados num pequeno formulário.
Esse interessado que preencheu o formulário e recebeu a planilha é um lead.
Afinal, ele tem uma preocupação com o tipo de demanda que esse escritório de contabilidade tem um serviço para oferecer. Então, quanto mais leads esse escritório tiver, maior a chance dele ter mais clientes.
Leads é o mesmo que visitantes, prospects e clientes?
Ao contrário do que muitos empresários e empreendedores acreditam, leads não é a mesma coisa que visitantes, prospects e muito menos clientes.
Vamos entender a diferença entre eles:
Visitantes
Qualquer pessoa que visita o seu site, página de vendas, redes sociais é a apenas um visitante. Por mais que ele tenha interesse em algo que a sua marca tenha para oferecer, ele ainda é apenas considerado visitante.
Mas lembre-se, se ele está em algum canal da sua marca, de alguma forma ele foi “ativado”. Seja por uma busca no Google, seja porque viu alguma publicação ou comentário de algum contato seu.
Ou seja, ele tem interesse, só não deixou isso explícito ainda. É papel da marca provocá-lo para que ele faça isso.
Prospects
Lead é quem preenche um formulário motivado por alguma “isca digital” que a sua marca projetou (exemplo: a planilha com calendário de impostos obrigatórios). Prospect é alguém que avança essa etapa e conversa com a sua marca demonstrando real interesse.
Clientes
É quem de fato comprou algo da sua marca. Alguém que interagiu com alguma peça da sua empresa, demonstrou interesse e enfim, comprou de você.
Agora que você já sabe o que lead, e as diferenças de contatos, entenda que é fundamental planejar cada ponto de contato, cada etapa para gerar mais oportunidades de negócio para a sua marca.
Se tiver dificuldade, você já sabe, fale com a Kamus!