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O que as marcas precisam aprender sobre a pane do Facebook

6 horas sem todos os serviços do Facebook impactaram bilhões de pessoas no mundo, e o prejuízo foi gigantesco. E agora o que fazer?

O que as marcas precisam aprender sobre a pane do Facebook

6 horas sem todos os serviços do Facebook impactaram bilhões de pessoas no mundo, e o prejuízo foi gigantesco. E agora o que fazer?

Amplamente noticiada, a pane do Facebook, Instagram e WhatsApp geraram um gigantesco ponto de interrogação na mente de milhões de empresários e empreendedores pelo mundo afora que questionaram as suas próprias estruturas de comunicação e como a dependência dessas plataformas podem impactar positiva, mas sobretudo, negativamente nos negócios.

Não coloque todos os ovos na mesma cesta

Todo mundo já ouviu essa expressão do mercado financeiro não é mesmo?

Quando investimos algum dinheiro, sempre somos aconselhados a diversificar esses investimentos aplicando em diversas possibilidades, minimizando os riscos caso algum “crash” ocorra.

Essa lição é simples de entender, mas quando o assunto é Facebook, nos últimos anos parece que os empresários e empreendedores esqueceram. Basta lembrar da época em que muitas empresas configuraram os seus domínios para redirecionarem para a fanpage da sua marca dentro do Facebook, lembram disso?

Construindo um palácio no terreno do proprietário

"Para todos que foram afetados pela interrupção das nossas plataformas hoje: sentimos muito. Sabemos que bilhões de pessoas e negócios em todo o mundo dependem de nossos produtos e serviços para permanecer conectados. Agradecemos sua paciência", disse o Facebook.

Esse foi o pedido de desculpas do Mark Zuckerberg por volta das 19:30h, mas que ainda enfrentava alguma instabilidade, que só foi restabelecida por volta das 21h, horário de Brasília.

Durante todo o período da pane, além de muita reclamação no Twitter, centenas de milhares de pessoas buscaram alterativas para manter a comunicação entre os seus pares.

Aqui no Brasil certamente quem mais sentiram a interrupção do serviço foram os usuários do WhatsApp. Sejam familiares, funcionários, parceiros e consumidores. 

Conseguem imaginar o volume de marcas que deixaram de atender o seu público porque toda as suas operações se dão através dessa plataforma?

Qual a lição aprendemos com essa falha do Facebook?

Aqui na Kamus sempre dizemos: 

Redes sociais são proprietárias, nós somos inquilinos, sejam pessoas ou marcas.

Deixar as redes sociais não é uma opção, mas focar 100% da atuação digital da sua marca apenas nas plataformas é um suicídio estratégico. 

Todos os dias as redes sociais mudam suas regras, algoritmos e políticas de uso.

Montar um modelo de negócio que tem como estratégia de comunicação apenas as redes sociais é completamente contraindicado. 

Se a sua marca faz isso, apenas pare! 

E o que fazer então, qual é a melhor estratégia?

Mas calma, a sua marca não precisa sair das redes sociais para gerar oportunidades de negócio. 

O fundamental é que você opte por uma estratégia de Inbound Marketing que tenho a sua estrutura como o centro da presença digital da sua marca. Toda comunicação precisa indicar o site da sua empresa como o local de conversão. (Recentemente escrevemos sobre esse tema por aqui.)

E claro, diversifique a comunicação da sua empresa nas plataformas digitais. 

Faça como o mercado financeiro, não coloque todos os ovos num único sexto, mesmo que seja o Facebook. Vai que da próxima vez eles levem mais que 6h para restabelecerem o sistema. 

Nunca se sabe!

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