Boa parte da pesquisa precisa estar focada nas necessidades das personas do seu projeto. E nada melhor do que pensar nas perguntas que essas pessoas buscam em diversas ferramentas, sites e redes sociais pela Internet!
Se a sua marca adotar a produção de conteúdo baseada em responder as principais perguntas do seu público, terá mais eficiência na comunicação e atrairá mais leads.
Mas onde procurar essas perguntas?
A lista é praticamente infinita. Todos os dias surgem novas plataformas e meios de fazer pesquisas de mercado para tentar entender a mente do consumidor. Nesse artigo nós listaremos alguns locais para você criar o seu repositório de ideias.
1 - Sugestão de auto-completar do Google
Excelente ferramenta que utiliza inteligência artificial e exibe as formas como as pessoas digitam suas buscas. Basta começar a digital uma expressão como uma pergunta e instantaneamente você terá várias ideias para salvar no seu repositório.
2 - Fóruns e grupos gerais
São plataformas de apoio para diversas marcas e instituições espalhadas pela Internet. Participe dos principais do segmento da sua marca e veja quais são as suas principais dúvidas.
3 - Todos os canais de seus concorrentes
Além de ser indispensável monitorar a concorrência para entender a sua atuação, nos seus canais você encontrará publicações de interação e engajamento com o público. Identifique oportunidades nos comentários e documente tudo!
4 - Perfis que a sua marca segue e os seus seguidores
Da mesma forma que acontece nos canais dos seus concorrentes, nos canais da sua marca você também encontrará oportunidades nos comentários. Pesquise e salve-os!
5 - Hashtags
As hashtags são verdadeiros filtros de conteúdo. Use-os para encontrar publicações que auxiliem a sua marca a ter novas ideias de conteúdo de valor.
6 - Youtube
Há praticamente qualquer assunto no Youtube. Afinal ele é a segunda ferramenta de busca do mundo, perdendo apenas para o Google. Pesquise as principais dúvidas do seu consumidor por aqui também!
7 - Comentários
Todos os canais da sua marca possuem campos de comentário, que também são boas fontes de pesquisa de temas.
E como eu organizo um repositório?
Cada marca possui um formato, e dependendo do planejamento estratégico de comunicação, haverão vários tipos de personas e para cada qual, as suas próprias necessidades, desejos e dores.
Crie uma estrutura que segmente os temas macro para cada tipo de persona e dentro dessas categorias, liste todos os temas que considerar uma boa pauta.
Use ferramentas para trabalhar no planejamento, mas dê preferência para as plataformas em nuvem. Dessa forma será possível trabalhar em equipe, mesmo que de forma remota, agilizando a produção.
A lista de ferramentas para isso também é infinita e aqui na Kamus nós estamos sempre experimentando novas opções para melhorar a experiência da produção entre os times e os clientes.
Atualmente nós usamos o seguinte formato:
- Planejamento - Notion
- Gestão de Projeto - Trello
- Repositório de Ideias - Pocket