Cada dia mais brasileiros acessam a Internet e a grande maioria faz isso usando um smartphone que não é top de linha do mercado com uma franquia de dados Internet limitada e lenta. Só esses motivos já seriam suficientes para motivar a sua empresa a criar (ou refazer) o site da suma marca em Design Responsivo (ou Web Responsive Design em inglês).
O que é um site responsivo?
Vamos começar pelo básico, Design Responsivo é um conjunto técnicas de construção de sites que visam capacitar o projeto a ser adaptável a qualquer tamanho de dispositivo de tela.
Na prática o site identifica em qual tamanho de tela o usuário está acessado o site e ajusta tanto o layout, quanto o conteúdo. Essa capacidade permite uma experiência muito melhor para usuário, principalmente nos dispositivos móveis (smartphones e tablets), desobrigado o usuário a “pinçar” a tela, tendo que ajustá-la constantemente.
Como um site responsivo pode ajudar o meu negócio?
O principal benefício do um site responsivo é conseguir entregar uma ótima experiência de usuário para qualquer tipo de público, uma vez que ele tem a capacidade de se adaptar a qualquer tipo de tela.
É preciso que empresários e empreendedores saibam que mais do que testar o site da sua marca nos computadores da sua empresa, é preciso contemplar os projetos para todos os tipos de possibilidades de telas. A maioria das telas de desktops (computadores de mesa e notebooks) giram em torno de 13 e 15 polegadas. Mas há quem acesse por tamanhos maiores como 17 até 23 polegadas e até mesmo em SmarTV’s.
E tudo isso sem citar os dispositivos móveis (smartphones e tablets).
Diferença entre site responsivo e versão mobile
Uma grande confusão que há na hora de contratar profissional ou empresa para criar a versão responsiva do site é achar que a marca precisa criar uma outra versão que será disponibilizada em paralelo ao layout oficial para desktop.
Não é isso!
Site responsivo é um projeto único, e não uma nova versão onde o usuário de celulares são redirecionados para uma URL do tipo “https://m.nomedosite.com.br“.
Não é disso que se trata.
O site responsivo é projetado com a capacidade se se adaptar em qualquer tela.
E quais as vantagens de ter um site responsivo?
Além das vantagens citadas acima, há outros pontos importantíssimos para adoção dessa técnica para o site da sua empresa melhorar os seus negócios online:
1 - Melhor experiência do usuário
Como o layout e o conteúdo se ajustam ao tamanho de tela do usuário, isso faz com que a sua experiência de uso seja simplificada e focada naquilo que interessa para sua marca: comunicação e vendas!
2 - Economia da franquia do plano de dados do usuário
Como o site tem a capacidade de se adaptar, o conteúdo pode ser disponibilizado no tamanho e principalmente, no peso certo para planos de dados limitados. Isso também garante uma melhor experiência do usuário. Afinal, como eu disse no topo do artigo, a maioria dos brasileiros acessa os sites nessa condição.
3 - Velocidade de carregamento
A consequência imediata na conversão de um site comum para responsivo é aumentar potencialmente a sua velocidade de carregamento, proporcionando também, uma melhor experiência do usuário.
4 - Diminuição da taxa de rejeição
Uma das taxas mais temidas para projetos online é a Taxa de Rejeição.
Sabe quando você faz a busca num conteúdo qualquer, clica num link e depois sai por entender que não vai encontrar o que está procurando? Isso é a Taxa de Rejeição!
Para o Google, esse comportamento do usuário mostra que aquela busca não é relevante para ele, e um dos nossos grandes desafios é diminuir essa taxa. Muitos usuários até acham o seu site relevante, porém se ele desistir por causa da demora do carregamento, certamente o seu site terá altas taxas de rejeição, e isso é péssimo para o negócio.
6 - Facilidade de compartilhamento
Compartilhar algo que o usuário gostou é muito comum em dispositivos móveis, e sites responsivos tendem a estimular o usuário nesse comportamento, ampliando a abrangência do seu negócio.
7 - Critério de indexação do Google
Por todas essas razões (e mais muitas outras) é que o Google usa como critério o fato do site ser responsivo para ranqueá-lo melhor na busca. E como nós sabemos, o número de usuários que passa da segunda página no Google cai vertiginosamente em relação que às duas primeiras, essa técnica é mais do que indicada, é essencial!
8 - Aumento da taxa de conversão
E por último, o benefício que nós empresários e empreendedores queremos é aumentar a Taxa de Conversão, gerando vendas em negócios online.
E agora que você viu todos os benefícios acima, chegou a mesma conclusão desse tópico. Suas vendas certamente aumentarão se você tiver um site responsivo!