"Redes sociais são proprietários. Nós e nossas empresas somos inquilinos."
Eu sempre uso essa reflexão para os empresários quando vou começar a argumentar com eles para criarem um site para as suas marcas.
Mas isso não significa que devemos ignorar as redes sociais. Não, muito pelo contrário. Elas são o melhor ponto de contato com as pessoas. Afinal, as redes sociais foram criadas para isso. Ligarem as pessoas e as marcas também, claro! Mas focar 100% da presença digital da sua marca no Facebook, Instagram e afins é simplesmente um grande erro. Mas esse não é o foco desse artigo, prometo que falarei mais sobre esse tema em breve.
Vamos voltar ao site.
Há um conceito muito errado na mente de empresários e empreendedores de que sites são algo à parte da sua empresa. Como se fosse um objeto. Algo do patrimônio da sua empresa. Essa visão é obtusa e completamente descolada com a realidade. Sites não fazem parte da sua empresa, SITES SÃO A SUA EMPRESA!
Isso tanto é verdade, que mesmo que a sua empresa não tenha um site, alguém está buscando o nome dela no Google AGORA, ou pelo menos o tipo de serviço que presta ou produto que vende! E sabe o que essa pessoa vai encontrar?
NADA!!!
Afinal, a sua empresa não tem um site!
E se nenhum dos resultados sobre o seu negócio no Google são oriundos dos perfis de redes sociais da sua marca, a sua empresa simplesmente não existe para a grade maioria das pessoas quando fazem uma busca. E como todos nós sabemos, o Google ocupa em torno de 97% das buscas na Internet. Conclusão do consumidor: a sua empresa não existe!
Por isso é fundamental que a sua marca tenha um site!!!
Com páginas do tipo quem somos, serviços, clientes, entre outras, ter um site ainda nos permite criarmos páginas de vendas e textos em formato de artigos, que ampliam as possibilidades de trazer audiência de forma orgânica no Google. Com isso, é possível fazer com que meros visitantes interessados sejam transformados em clientes!
Claro, o trabalho é duro, e de médio/longo prazo, mas é 100% da sua empresa e replicável enquanto o seu site existir. Atuando com planejamento estratégico de comunicação bem pensado, dá pra usar as redes sociais engajando o público e eventualmente redirecionando-os para uma página de vendas no site, da mesma forma como em campanhas na publicidade online. É possível criar páginas específicas para essa audiência e a sua empresa terá controle total sobre as campanhas!