Por que é importante ter um site responsivo para aumentar a conversão?

180 milhões de brasileiros acessam a Internet e 80% delas num celular com baixa franquia de dados. Será que o seu site está preparado para esse público?

Por que é importante ter um site responsivo para aumentar a conversão?

180 milhões de brasileiros acessam a Internet e 80% delas num celular com baixa franquia de dados. Será que o seu site está preparado para esse público?

Cada dia mais brasileiros acessam a Internet e a grande maioria faz isso usando um smartphone que não é top de linha do mercado com uma franquia de dados Internet limitada e lenta. Só esses motivos já seriam suficientes para motivar a sua empresa a criar (ou refazer) o site da suma marca em Design Responsivo (ou Web Responsive Design em inglês).

O que é um site responsivo?

Vamos começar pelo básico, Design Responsivo é um conjunto técnicas de construção de sites que visam capacitar o projeto a ser adaptável a qualquer tamanho de dispositivo de tela.

Na prática o site identifica em qual tamanho de tela o usuário está acessado o site e ajusta tanto o layout, quanto o conteúdo. Essa capacidade permite uma experiência muito melhor para usuário, principalmente nos dispositivos móveis (smartphones e tablets), desobrigado o usuário a “pinçar” a tela, tendo que ajustá-la constantemente.

animacao-exemplo-site-responsivo

Como um site responsivo pode ajudar o meu negócio?

O principal benefício do um site responsivo é conseguir entregar uma ótima experiência de usuário para qualquer tipo de público, uma vez que ele tem a capacidade de se adaptar a qualquer tipo de tela.

É preciso que empresários e empreendedores saibam que mais do que testar o site da sua marca nos computadores da sua empresa, é preciso contemplar os projetos para todos os tipos de possibilidades de telas. A maioria das telas de desktops (computadores de mesa e notebooks) giram em torno de 13 e 15 polegadas. Mas há quem acesse por tamanhos maiores como 17 até 23 polegadas e até mesmo em SmarTV’s. 

E tudo isso sem citar os dispositivos móveis (smartphones e tablets).

Diferença entre site responsivo e versão mobile

Uma grande confusão que há na hora de contratar profissional ou empresa para criar a versão responsiva do site é achar que a marca precisa criar uma outra versão que será disponibilizada em paralelo ao layout oficial para desktop.

Não é isso!

Site responsivo é um projeto único, e não uma nova versão onde o usuário de celulares são redirecionados para uma URL do tipo “https://m.nomedosite.com.br“. 

Não é disso que se trata.

O site responsivo é projetado com a capacidade se se adaptar em qualquer tela.

E quais as vantagens de ter um site responsivo?

Além das vantagens citadas acima, há outros pontos importantíssimos para adoção dessa técnica para o site da sua empresa melhorar os seus negócios online:

1 - Melhor experiência do usuário

Como o layout e o conteúdo se ajustam ao tamanho de tela do usuário, isso faz com que a sua experiência de uso seja simplificada e focada naquilo que interessa para sua marca: comunicação e vendas!

2 - Economia da franquia do plano de dados do usuário

Como o site tem a capacidade de se adaptar, o conteúdo pode ser disponibilizado no tamanho e principalmente, no peso certo para planos de dados limitados. Isso também garante uma melhor experiência do usuário. Afinal, como eu disse no topo do artigo, a maioria dos brasileiros acessa os sites nessa condição.

3 - Velocidade de carregamento

A consequência imediata na conversão de um site comum para responsivo é aumentar potencialmente a sua velocidade de carregamento, proporcionando também, uma melhor experiência do usuário.

4 - Diminuição da taxa de rejeição

Uma das taxas mais temidas para projetos online é a Taxa de Rejeição

Sabe quando você faz a busca num conteúdo qualquer, clica num link e depois sai por entender que não vai encontrar o que está procurando? Isso é a Taxa de Rejeição!

Para o Google, esse comportamento do usuário mostra que aquela busca não é relevante para ele, e um dos nossos grandes desafios é diminuir essa taxa. Muitos usuários até acham o seu site relevante, porém se ele desistir por causa da demora do carregamento, certamente o seu site terá altas taxas de rejeição, e isso é péssimo para o negócio. 

6 - Facilidade de compartilhamento

Compartilhar algo que o usuário gostou é muito comum em dispositivos móveis, e sites responsivos tendem a estimular o usuário nesse comportamento, ampliando a abrangência do seu negócio.

7 - Critério de indexação do Google

Por todas essas razões (e mais muitas outras) é que o Google usa como critério o fato do site ser responsivo para ranqueá-lo melhor na busca. E como nós sabemos, o número de usuários que passa da segunda página no Google cai vertiginosamente em relação que às duas primeiras, essa técnica é mais do que indicada, é essencial!

8 - Aumento da taxa de conversão

E por último, o benefício que nós empresários e empreendedores queremos é aumentar a Taxa de Conversão, gerando vendas em negócios online.

E agora que você viu todos os benefícios acima, chegou a mesma conclusão desse tópico. Suas vendas certamente aumentarão se você tiver um site responsivo!

E claro, se a sua empresa não tiver um site responsivo da sua marca, agende um café virtual com a gente!

Acha que esse artigo pode ser útil para alguém? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Quer fazer algum comentário sobre esse conteúdo?

Curtiu esse artigo?

Que tal recebê-lo por e-mail? Cadastre-se, é de graça!
Não se preocupe, não enviaremos spam, nem lotaremos sua inbox!

Você conhece alguns dos nossos produtos?

Kamus © 2016 / 2021
(21) 98412-8528 – falecom@kamus.com.br – CNPJ 26.649.828/0001-69
Incrivelmente hospedado por HostWP