Uma ferramenta bastante simples, mas ignorada por muitas empresas que atuam no digital é o Teste A/B. De fácil implementação e bastante eficaz, após artigo esperamos que você implemente na sua empresa na sua próxima ação.
O que é Teste A/B?
Vamos começar pelo básico que é o seu conceito: Teste A/B funciona dividindo a audiência de uma peça de comunicação (landing page, página de um produto ou serviço, e-mail marketing…) com duas versões diferentes para cada uma delas. Dessa forma, nós analisamos a performance desse acesso e definimos a peça principal a que se sair melhor no teste.
Quais os principais benefícios?
Sem dúvida nenhuma a maior vantagem é a decisão baseada em dados reais. Uma vez que a audiência se comporta organicamente com as peças, os resultados da análise que forem obtidos refletem um comportamento natural do consumidor.
Outro benefício é entender e validar qual é o real comportamento do consumidor. Ter convicções nas hipóteses de uma demanda, de uma produto é importantíssimo para a uma marca, mas concluir com dados reais como o consumidor pensa e age é fundamental.
Onde o Teste A/B pode ser aplicado?
As possibilidades são praticamente infinitas, mas o mais comum são Testes A/B em “landing pages“, anúncios (Facebook e Google Ads), ações de e-mail marketing, etc…
O que é necessário testar para obter um ótimo resultado?
Alguns elementos são obrigatórios. Por exemplo, Títulos, imagens, vídeos, descrições da oferta, CTA (“Call to action“), o número e tamanho dos campos de formulário, testemunhos, dá pra medir a performance de praticamente tudo que há numa peça de vendas ou comunicação.
E para finalizar, eu quero deixar uma opinião de alguém que passou a considerar fortemente a adoção de Testes A/B não construções de seus produtos. Tenho certeza que depois desse depoimento você vai utilizá-lo nas suas ações!
"Nunca pare de testar e sua publicidade nunca irá parar de melhorar."
David Ogilvy, um dos fundadores da publicidade moderna.
"Devemos usar a metodologia de teste A/B muito mais do que fazemos."
Bill Gates, fundador da Microsoft.