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A logo da sua marca funciona em todos os tipos de telas?

Com a enorme quantidade de displays atuais, as empresas precisam que as logos funcionem em todos os formatos para ter boa visibilidade

A logo da sua marca funciona em todos os tipos de telas?

Com a enorme quantidade de displays atuais, as empresas precisam que as logos funcionem em todos os formatos para ter boa visibilidade

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Responda rápido: você consegue identificar alguma dessas marcas a seguir?

Se você respondeu Rede Globo, Nokia, Nestlê, Shell e IBM, parabéns! Você conhece bem a história das marcas dessas empresas! 

Mas claro que essas são marcas do século passado, e algumas delas do Século 19, como é o caso da Nokia (1865) e Nestlê (1866). Todas essas marcas já foram modernizadas, e algumas até mais de uma vez, mas ainda sim, elas precisaram se ajustar ainda mais as suas logos nos formatos de aplicações atuais.

Basta ver a quantidade de displays que temos hoje em dia.

Antes a marca de uma empresa pequena ou média apareciam em jornais e revistas com classificados, anúncios. Já as grandes apareciam num outdoor, ou mesmo numa publicidade veiculada na TV. Cada um desses canais tinham formatos e tamanhos específicos.

Além disso, ainda tinha toda a sinalização interna como cartão de visita, material de escritório, uniformes de funcionários, letreiros dentro das empresas e peças de comunicação como folders, flyers, entre outros. O desafio é grande, mas…

Mas aí surgiu a Internet

E com ela os primeiros sites.

Ainda não era um grande desafio para as marcas, pois a estrutura no começo da Internet era bem precária,
bastava um arquivo em .gif ou mesmo um .jpg, não muito grande para colocar na “home-page”, e voilà!

Sua empresa já estava na Rede Mundial de Computadores!!!

Porém com o passar dos anos a Internet começou a fazer parte da vida das pessoas diariamente, e três fatores foram fundamentais para isso:

Esses dois últimos fatores ajudaram muito a democratização do acesso a Internet no país.

À partir daí, o que vimos foi o nascimento de novas redes sociais e aplicativos com a enorme adesão das pessoas.
E como consequência, as marcas precisaram ajustar suas logos aos infinitos novos formatos que surgiram!

Acima de tudo, um logotipo precisava funcionar perfeitamente em todos os lugares de forma legível, memorável e ajustável!

Ou seja: um MEGA desafio!!!

Mas seguindo as dicas a seguir, a sua marca pode chegar lá: 

01 - Seja simples

A simplicidade permite que a sua marca seja legível nos diversos canais existentes, permitindo uma aplicação facilitada, seja num cartão de visita, topo do site, avatar de redes sociais ou no favicon! (aquele ícone bem pequeno que fica no topo do navegador ao lado do nome do site!)

02 - Crie marcas de fácil memorização

As pessoas precisam lembrar facilmente da sua marca quando olharem ela de novo. Daí a importância da simplicidade. (Ah, essa é a empresa que curti aquele post sobre…)

03 - Pesquise redes sociais e sites

Antes mesmo de se apegar a qualquer proposta de logo, é preciso pesquisar muito o mercado em busca de diferenciação.

Afinal, você não vai querer passar pela mesma situação que Honda e a Hyundai né!?

Kamus - slide 12

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