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Sem dúvida nenhuma, essas são as principais dúvidas que empresários e empreendedores enfrentam na hora de investir na criação de um site para sua marca.
Argumentos como “mas eu já tenho um perfil nas redes sociais, pra que criar um site?“. Ou então “sites são complicados. Tem que contratar um monte de coisa“. Ou ainda “eu prefiro resolver tudo com os clientes pelo celular mesmo, de preferência pelo WhatsApp!“.
A ideia aqui não é dizer para a sua marca abandonar as redes sociais.
Não, muito pelo contrário!
O objetivo é fazer com que você entenda os benefícios de ter um site como o principal canal da sua empresa, potencializando as oportunidades de negócios.
A diferença entre site e redes sociais
Antes de mais nada é preciso entender a diferença entre os canais. Em marketing digital, as redes sociais são estrategicamente ideais para iniciar um relacionamento com o seu público, criando conteúdo focado nas suas necessidades.
Segundo o Social Media Trends Report Q1 2021, no Brasil, as principais redes sociais são:
- Facebook (130 milhões)
- YouTube (127 milhões)
- WhatsApp (120 milhões)
- Instagram (110 milhões)
- Facebook Messenger (77 milhões)
- LinkedIn (51 milhões)
- Pinterest (46 milhões)
- Twitter (17 milhões)
- TikTok (16 milhões)
- Snapchat (8,8 milhões)
Em cada rede social o usuário age de uma forma, uma vez que a proposta de interação entre as pessoas e marcas são diferentes entre si.
Por mais que as redes copiem funções uma das outras, a forma com as pessoas usam as redes é diferente. Por isso não dá pra replicar o mesmo conteúdo sem adaptá-lo em cada um desses canais.
Apenas uma coisa é comum em todas as redes sociais:
"Todas as redes sociais são proprietárias, e nós, pessoas ou marcas, todos somos os inquilinos!"
Ou seja, as regras de uso são definidas pelas plataformas.
Não temos controle sobre o que é visto pelo usuário ou quando. Quem define isso são os algoritmos. Eles são um conjunto de regras matemáticas que definem quem vê o que nas redes sociais. Em geral, todas priorizam o máximo de engajamento entre as pessoas.
Quanto mais uma marca entende e trabalha na sua produção de conteúdo focado no usuário, mais chance a marca tem de ser vista e iniciar um relacionamento com o seu público.
Agora vamos entender com o site funciona no seu negócio e como ele pode ajudar a sua marca a vender mais:
01 - Principal canal de comunicação da empresa
Os algoritmos também são importantes para o sites. Afinal, para que ele seja encontrado, também é necessário criar conteúdo que chame atenção dos mecanismos de busca como Google, Bing, Yahoo! entre outros.
Ter um site com capacidade de ser encontrável é fundamental para as marcas. A diferença é que o site é (ou deveria ser!) o principal canal de comunicação da sua empresa!
O site pode usar todos os tipos e formatos de conteúdos. Dá para produzir uma boa comunicação em textos, imagens e incrementá-los com vídeos, áudios, slides, etc., melhorando a experiência com o usuário na percepção de valor.
O ideal é que empresas tenham site e redes sociais na estratégia de comunicação de suas marcas. Mas lembre-se: sites são para conversão, redes sociais para relacionamento!
02 - A flexibilidade para se ajustar ao mercado mudando a estratégia
Nenhuma marca tem controle sobre os ambientes externos como economia, saúde ou clima. Dessa forma, um site tem capacidade de ajustar toda a comunicação conforme a necessidade da sua empresa no caso de um cenário negativo.
O exemplo mais recente é a pandemia da COVID-19. Quantas empresas adaptaram seus negócios aproveitando a estrutura dos seus sites e ampliaram a sua forma de atuar?
Várias, centenas, milhares no mercado!
Muitos serviços foram migrados para o formato online adaptando seus sites. Até mesmo no caso de crescimento da sua empresa, é possível mudar a estratégia de comunicação de um site, absorvendo novas atuações no modelo de negócios!
03 - Quando o consumidor tem uma necessidade ele vai no Google
Esse é um dos principais benefícios de uma marca ter um site.
Basta você imaginar que se alguém estiver pesquisando nesse momento sobre um produto ou serviço no Google, e encontrar o site da sua empresa, e o conteúdo conseguir convencer o consumidor de que a sua marca é o que ele precisa, a chance de conversão é muito grande! Afinal, ele está procurando isso AGORA no Google!!!
A questão mais importante é como a sua marca construiu esse site!
Qual foi a estratégia? Que tipo de conteúdo estava disponível para as pessoas? É informativo? É inspiracional? Dá pra comprar online ou precisa de uma visita presencial? Comparado ao site do concorrente, o usuário gosta mais do que vê no su site ou no da outra empresa?
Afinal ninguém compra um produto ou serviço só porque o site da sua marca é bonito né? Claro que nós construímos sites bonitos por aqui, mas a conversão vai acontecer se a sua empresa construir um site com estratégia!
04 - É possível criar um blog, aumentando o potencial de indexação no Google
Já que nós falamos da importância do site ser encontrado pelos mecanismos de buscas, principalmente pelo Google, ter um blog potencializa essa capacidade. Basta pesquisar agora qualquer um dos seus serviços ou produtos no Google, para ver que artigos sempre aparecem nos primeiros lugares de qualquer busca.
Blogs são responsáveis por boa parte da capacidade de atração do público para os sites. Cada vez que o site produz um conteúdo novo, mais palavras-chaves importantes ao modelo de negócio da sua empresa são incorporadas ao conteúdo do site, auxiliando a sua performance.
05 - Integração com diversas ferramentas de análise e performance
Hoje qualquer empresa possui dados estatísticos de acesso dos visitantes e leads do seu site. Há várias ferramentas que são facilmente integradas fornecendo dados para geração de conhecimento analítico de acesso e vendas para a sua marca.
É possível integrar CRM, ERP, Sistema de atendimento e tantas outras ferramentas, ampliando a tomada de decisão em negócios da sua empresa.
06 - Liberdade para criar uma arquitetura de informação e layouts eficientes
Arquitetura de informação é basicamente a estratégia sobre a organização em que o conteúdo é apresentado para o público visitante de um site. Ter controle dessa estratégia é garantir que a argumentação seja potencializada ao máximo pela a sua marca.
Definir o que seja dito, como e em que momento aumentam as chances de conversão. Construir um site baseado numa arquitetura de informação que gere valor do seu produto ou serviço junto ao público aumentam muito a chance de um layout eficiente e elevam o potencial de conversão.