Marisa Lemos

Por Marisa Lemos

Carioca, marketeira, aquariana, botafoguense, mãe, apaixonada por internet, profissional de marketing digital, comunicação e mídias sociais.

Qualquer dono de empresa quer chegar ao potencial cliente com a oferta que vai fazê-lo clicar no “comprar”, telefonar ou entrar em contato pelo Whatsapp para fechar o negócio. Concorda?

Uma boa oferta no momento certo.

Essa é a chave para conquistar novos clientes. E como ter clientes frequentes e fiéis é algo que toda empresa necessita, tem que ser possível repetir esse acerto dia após dia. Mas como fazê-lo?

São dois os elementos-chave para conseguir ter sucesso nessa combinação de oferta e momento: conhecer bem o consumidor e ter uma boa estratégia de comunicação.

Ao mesmo tempo em que a internet deu aos potenciais clientes acesso a muitas informações e a oportunidade de comparar preços, ela também facilitou a vida das empresas. Uma das vantagens que o ambiente online oferece é a diminuição dos gastos para obter clientes. O estudo dos seus hábitos de compra, a pesquisa de informações, a comunicação: tudo isso ficou mais fácil, mais rápido e mais barato.

(Mas se você ainda está contando curtidas e seguidores e ficando feliz com esse tipo de conquista, você está longe de saber aproveitar essa vantagem…)

Aproveite o que a internet oferece e faça um esforço para conhecer seu público-alvo e ouvir o que ele tem a dizer. Se você errar na avaliação da linguagem a ser usada, se fizer a oferta errada, se fizer SPAM, há uma boa chance de ele não querer mais saber de você. Fora a chance de a sua campanha errada virar meme ou motivo de risadas na internet.

“Ah, mas falar é fácil, fazer é difícil.”

Nem tanto. Esforço e interesse são necessários, claro. E, como dito antes, uma boa estratégia de comunicação é também um elemento-chave. E aqui tem uma “pegadinha”: na verdade, para construir uma boa estratégia de comunicação é preciso, antes, conhecer o consumidor. Então parta do básico, do que você já sabe sobre ele, mas invista em saber e descobrir sempre mais.

Converse. Interaja. Monitore. Pesquise. Classifique.

Use o ‘stories‘ e os adesivos do Instagram para fazer perguntas sobre as preferências do seu cliente. Faça testes com suas campanhas. Use o Whatsapp (com permissão, sempre!).

Entenda que você pode agrupar seus consumidores em listas de distribuição e ter uma comunicação diferente para cada uma delas: o que só compra quando tem promoção; os “vips” que geram mais valor; os que compram pouco, mas todo mês; e assim por diante.

Leia o que os clientes escrevem em todos os seus canais de comunicação.

Estenda as conversas no ‘inbox‘. Não pare a comunicação na venda! Continue falando com ele.

Descubra como foi a experiência dele com o seu produto.

Todo dia é possível aprender mais sobre o seu cliente. Não desperdice essa chance. Entendê-lo, conhecer o que ele gosta, suas preferências, seu canal de contato favorito, vai ajudar não somente a sua comunicação, mas também a fazer uma boa oferta no momento certo – aquela que vai transformar seu esforço em venda.

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