Como o “fear of missing out” (FOMO) impacta a presença digital da sua empresa?

Clubhouse é uma rede social de áudio exclusiva do iOS e marcas já estão sofrendo com a sensação de estarem por fora da conversa com usuários

Como o “fear of missing out” (FOMO) impacta a presença digital da sua empresa?

Clubhouse é uma rede social de áudio exclusiva do iOS e marcas já estão sofrendo com a sensação de estarem por fora da conversa com usuários

Um dos transtornos da época em que vivemos é o chamado FOMO, ou “fear of missing out, que pode ser traduzido por algo como medo de ficar por fora. Isso acontece pois somos bombardeados 24h por dia com conteúdos de várias redes sociais e plataformas. Sem falar nos assuntos da grande mídia como por exemplo o BBB e tantos outros assuntos como política, esportes, cultura pop, etc.

Essa sensação influencia as pessoas, mas as empresas também, afinal, marcas são feitas de pessoas. Estar por fora de um assunto, um tema importante para certos nichos de negócios podem impactar as relações comerciais.

E a bola da vez é o aplicativo Clubhouse.

Ele é um app para iOS, ou seja, só funciona em celulares Apple, e é exclusivo. 

Você só pode usá-lo se alguém o convidar e cada usuário só possui 2 convites no momento. Isso causou uma grande corrida nos últimos dias aumentando a sensação de FOMO das pessoas ao ver cada “print” de amigos que estavam na plataforma. Tanto que já existem um mercado paralelo de vendas de convites no eBay e Craigslist com preços girando entre US$ 50 e US$ 350. 

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O mesmo acontece com as pessoas que lideram a comunicação das empresas. 

Ver o público participando da plataforma, engajando, interagindo com outras pessoas e marcas, causa aquela sensação de que estão perdendo oportunidades de negócio uma vez que não estão participando das conversas.

Como a aplicação ainda não tem previsão para a plataforma Android, que é a maior base de sistema operacional de celulares no Brasil, a solução é aguardar.

A reflexão que eu quero propor para vocês empresários e empreendedores até lá é a seguinte:

Você já produziu algum conteúdo da sua marca em áudio para o seu público? 

Se não, comece a planejar e produzir conteúdos em plataformas como grupos do WhatsApp ou Telegram. 

Interaja, engaje com eles. Leve pautas importantes para a realidade do seu nicho. Se a sua marca conseguir se expressar nessas plataformas, certamente o Clubhouse será um canal de comunicação importante para a sua empresa. 

Caso contrário, será só mais um aplicativo.

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