No próximo dia 28 de junho é comemorado o Dia do Orgulho LGBTQIA+, e logo veremos várias marcas trocando seus avatares com as cores do arco-íris mostrando solidariedade ao movimento.
A marca que se posiciona dessa forma tenta mostrar o púbico que é engajada na sua causa, e à partir dessa sinalização, ela espera chamar a atenção do seu público que poderá ver que ela tem afinidades com a sua visão de mundo, certo?
Não, nem sempre!
@jujudosteclados Deus abençoe o gay! #pride🏳️🌈 #mesdoorgulholgbtqi🌈 #fyp ♬ som original - Juju dos teclados
O vídeo acima da TikToker @jujudosteclados faz uma sátira com essa situação.
Claro que ele é uma peça de humor, mas ainda sim nos dá uma indicação de como as pessoas poderiam reagir caso percebam que não há compromisso com a causa, e sim, só quer parecer engajada.
Diversidade é o princípio do verdadeiro engajamento
Essa frase do palestrante Britânico Simon Sinek é emblemática ao chamar a atenção dos empresários e empreendedores que o foco dos negócios são as pessoas.
TODAS AS PESSOAS!!!
Se a sua marca entende essa reflexão, pode então ter uma comunicação mais engajada.
Mas antes mesmo de iniciar uma comunicação com mais diversidade, é preciso ser uma marca com diversidade!
É preciso reconhecer que as mazelas da nossa sociedade se refletem dentro das estruturas das marcas.
Raríssima são as empresas que possuem cargos de lideranças pessoas LGBTQIA+, mulheres, negros ou PCD’s.
Mais do que participar de ações que fazem parte desses segmentos, é preciso dar voz de dentro para fora.
Caso contrário as ações só ficarão apenas na superfície.
Marketing vazio não é eficiente
Hoje em dia é muito fácil identificar quais marcas possuem diversidade em sua estrutura. Ferramentas com Linkedin, entre outras, “entregam” facilmente essa informação.
Ações que não refletem a própria estrutura da marca, além de não gerarem adesão de novos ‘leads‘, ainda pode provocar uma crise.
Afinal, um consumidor engajado e minimamente consciente, pode verificar facilmente se essa ou aquela marca que está fazendo uma ação do Orgulho LGBTQIA+ “de verdade” ou se é só marketing vazio!
Mais que uma visão de mundo ideológica
Segundo o relatório Tendências de Gestão de Pessoas 2022, realizado pela consultoria Great Place to Work, o número de empresas preocupadas com ações internas de diversidade e inclusão diminuíram 17,9% esse ano.
E efetivamente isso atinge os colaboradores e óbvio que isso reflete nos negócios!
Expressões como Black, Pink e Green Money, entre outras, não são meramente ideológicas. Há sim um mercado para cada uma delas que geram e movimentam negócios no mundo todo.
E ignorar isso é literalmente jogar dinheiro fora!