fbpx

Meu site não aparece no Google

Existem algumas respostas simples que explicam porque um site não aparece no Google. A qualidade da programação e o conteúdo interferem drasticamente no seu posicionamento nos resultados das buscas.
Cristiane Thiel

Por Cristiane Thiel

Marketing Strategist, Teacher and Consultant – Branding, Marketing & Analytics. I help businesses and professionals to achieve their Marketing goals. (PT & EN)

Os mecanismos por trás do Google que fazem a indexação dos sites podem demorar em média três dias para encontrar seu site. Então é normal que leve esse tempo para seu site aparecer nas buscas, mas se o seu site já está ativo faz muito mais tempo que isso e ele continua não aparecendo nas buscas do Google, você tem um problema.

A resposta oficial do Google para esse é problema elenca quatro possibilidades:

  • O site não está bem conectado a outros sites na Web.
  • Você acabou de lançar um novo site, e o Google ainda não teve tempo de rastreá-lo.
  • O design do site dificulta o rastreamento efetivo do conteúdo dele pelo Google.
  • O Google recebeu um erro ao tentar rastrear o site.

Seu site precisa de algumas funcionalidades para que ele seja encontrado pelo Google. Como numa biblioteca, é preciso organizar o conteúdo, categorizar e etiquetar para que tudo possa ser encontrado por qualquer pessoa. Só que diferente de uma biblioteca, no Google, isso é feito por meio de sistemas e não pessoas. Por isso existe uma linguagem específica que precisa estar embutida no seu site para ser entendida por esses sistemas.

SEO (Search Engine Optimization) é a otimização de sites para as buscas e envolve exatamente esse conhecimento. Aplicar essa técnica no seu site é crucial para o sucesso. Somente assim você pode começar a galgar seu espaço nos primeiros resultados das buscas. Toda a programação do site deve ser consistente com essa técnica, é preciso escrever os códigos
apresentando corretamente as informações, além de atender requisitos básicos do Google para a boa experiência do usuário que são por exemplo o tempo que seu site leva para carregar as páginas e também se seu site funciona bem em celulares e tablets.

Além da questão tecnológica na maneira como o site foi desenvolvido interferir na visibilidade ou não do seu site, existe também a estratégia de conteúdo. Todo o conteúdo do seu site deve ser produzido tendo em mente o posicionamento que você deseja alcançar. É preciso pensar como as pessoas farão a pesquisa dos serviços e produtos que você está ofertando.

Ter um site apenas não é garantia de aparecer no Google. Para que seu site seja relevante e as pessoas possam encontrar a sua empresa, é preciso investir nas ferramentas corretas e principalmente contar com a experiência de profissionais gabaritados e comprometidos com o seu sucesso.

Esse artigo é útil para alguém? Compartilhe!

Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Print

O que achou do artigo? Comente o que achou!