Como a Arquitetura de Informação pode auxiliar no projeto do seu site

A criação de todo projeto web deve contemplar a Arquitetura de Informação. Mais do que layout, essa técnica visa eficiência no uso.

Como a Arquitetura de Informação pode auxiliar no projeto do seu site

A criação de todo projeto web deve contemplar a Arquitetura de Informação. Mais do que layout, essa técnica visa eficiência no uso.

O grande desafio de cada projeto de criação é fazer com que a tomada de decisão sobre o layout precisa estar intrinsicamente relacionada com a função. Mas ao contrário do que muitos pensam, layout não tem nenhuma relação com o formato, e sim com objetivo que se quer atingir.

O que é arquitetura da informação?

"Design é função, não forma."

Steve Jobs

Eu sempre uso essa famosa frase do Steve Jobs para responder o que é Arquitetura de Informação e como ela é fundamental para a criação de um projeto web, e consequentemente para os seus negócios.

Segundo o Instituto de Arquitetura da Informação é  “a prática de decidir como organizar as partes de alguma coisa de modo a torná-la compreensível”.

Ou seja, são técnicas que visam organizar todos os conteúdos do projeto web para que ele tem um fácil entendimento para o usuário de como ele funciona.

Mas por que arquitetura da informação é tão importante para o meu negócio?

O desafio começa quando precisamos aliar essas técnicas com os objetivos comerciais do projeto e o número de personas que a marca deseja atingir com ele. Afinal, o seu projeto precisa vender, direta ou indiretamente produtos ou serviços.

Soma-se a enorme variedade de dispositivos do mercado, velocidades de banda de Internet e claro, a experiência do usuário. Se ele não compreender como utilizar o seu site, de nada adianta o investimento da sua marca.

Não me faça pensar

imagem-destacada-livro-não-me-faca-pensar

Steve Krug é autor do livro com esse título bastante inusitado e que serve como bússola nas tomadas de decisões na construção de um projeto web com uma ótima arquitetura de informação.

Nesse livro ele nos propõe que façamos 4 perguntas que o usuário precisa saber responder para definirmos que o projeto está bem-feito. Vamos a elas:

Se o usuário conseguir responder facilmente cada uma das quatro perguntas, isso deixa claro que ele entende o funcionamento do projeto e vai usá-lo de forma satisfatória. Por isso é fundamental criar uma organização que a Arquitetura de Informação nos propicia para os projetos.

Como fazemos Arquitetura de Informação na Kamus

Como cada projeto tem uma especificidade e objetivos diferentes, há aplicação de técnica e ferramenta para cada um deles.

01 - Organograma

Primeiro nós começamos com uma visão bem ampla e detalhada é possível como a estrutura de páginas se relacionam e como o projeto pode contemplar os objetivos propostos.

02 - Wireframe

Fazendo uma analogia com Arquitetura tradicional, wireframe é como se fosse a planta-baixa do projeto. A ideia é propor uma visão de uso pelas pessoas que frequentarão aquela casa, apartamento ou escritório. Com a Arquitetura de Informação é a mesma coisa. É preciso decidir se aquela organização atende os objetivos de uso do projeto, seja pra informar, seja pra vender ou ser contratado. 

03 - Redação

Agora que a Arquitetura de Informação está definida, nós conseguimos passar para o redator produzir o texto que fará parte do layout. Como todas as páginas já possuem definição do tamanho do texto, dos destaques, o redator focará na pesquisa de palavras-chaves ideais para o seu negócio e produzir um conteúdo textual de forma mais eficaz.

04 - Layout

E por fim, chegamos na criação do layout. Nessa última fase a meta é deixar tudo o mais atraente possível. Cores, ícones, fotos, vídeos, ilustrações, texturas, tudo é testado com o objetivo de dar mais performance ao projeto.

Acha que esse artigo pode ser útil para alguém? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Quer fazer algum comentário sobre esse conteúdo?

Curtiu esse artigo?

Que tal recebê-lo por e-mail? Cadastre-se, é de graça!
Não se preocupe, não enviaremos spam, nem lotaremos sua inbox!

Você conhece alguns dos nossos produtos?

Kamus © 2016 / 2021
(21) 98412-8528 – falecom@kamus.com.br – CNPJ 26.649.828/0001-69
Incrivelmente hospedado por HostWP