Mentira tem perna curta, principalmente na Internet!

O professor Gustavo Guanabara é o criador do ótimo canal Curso em Vídeo. Nele você pode acompanhar a produção de vários tipos de cursos de linguagem de programação, aplicativos, entre outros, além de vídeos sobre o mercado de tecnologia e claro, educação. Tudo de graça!

Guanabara é produtor de conteúdo pro Youtube e ontem ele publicou esse vídeo que explica a denúncia de um autor sobre uma técnica para manipular as visualizações dos vídeos no Youtube e assim gerar mais receita com publicidade.

Mas antes de você continuar lendo a minha resenha, eu sugiro que você assista o vídeo do Guanabara para entender o funcionamento da fraude e como essa história terminou.

Ok, todos nós concordamos que em nenhum especto fraude não é legal.

Na Internet é possível fazer praticamente qualquer coisa e no longo dos meus 8 anos de carreira, eu já vi de tudo um pouco e situações como essa se repetem muito, infelizmente.

A questão é que não faltam ferramentas e técnicas para auxiliarem a fraude e é muito fácil cair na tentação de inchar os números e manipular os resultados em detrimento próprio. Mas acreditem, as pessoas estão cada dia mais engajadas com a Internet é técnicas fraudulentas fazem parte do repertório de entendimento de cada vez mais pessoas, inclusive os clientes!

Então empresário reflita um pouco e me responda: será que vale à pena comprar visualizações, curtidas, seguidores ou fãs?

Na Kamus nós achamos que não. Aqui nós acreditamos no engajamento junto ao usuário, tratando-o com respeito e foco. Afinal, nosso trabalho é criar uma comunicação mais humana, menos impessoal e fraudar dados definitivamente não é o nosso verbo!

Artigo publicado por Cristiano Santos
Designer web e founder da Kamus
Hub de profissionais

Leia mais artigos desse autor