Como é a jornada do cliente na Kamus?

Certamente você já ouviu falar da Jornada do Consumidor. Existem muitos sites com centenas de artigos ensinando técnicas e metodologias sobre que tipo de conteúdo e abordagem usar em cada fase.

Mas esse não é o objetivo desse artigo.

Hoje eu quero contar pra você que chegou até esse site, já leu sobre a forma que trabalhamos aqui, mas ainda não entendeu direito como tudo funciona. Esse artigo foi criado para explicar e influenciar você a tomar uma decisão de compra: a contratação de um dos nossos produtos.

Apertem o cinto!

Vamos iniciar por onde tudo começa: a sua necessidade!

Imaginemos que a sua empresa é um escritório de contabilidade. Vocês não possuem um site, nem redes sociais. Só um logotipo. Ao chegar no nosso site através do artigo que fala sobre ‘cases’ de sucesso na Internet vocês acharam interessante existirem empresas mais sérias que fazem uma comunicação muito diferente nos seus sites e nas redes sociais.

Mas aí pintou o receio!

Como uma empresa de contabilidade pode se comunicar assim sem passar uma imagem de irresponsabilidade? Afinal, estamos falando de contabilidade. Um serviço mega sério.

Pois é, nós compreendemos que é difícil entender, por isso nós vamos facilitar e criamos uma linha do tempo para você entender as etapas de trabalho e como a sua empresa poderá a ser outro ‘case’ de sucesso de comunicação.

Vamos lá:

1ª Fase – Contratação

  • Você escolhe um produto

    Como a necessidade é um site, você escolheram o produto “Criação de site WordPress com layout exclusivo“. A Kamus enviará um e-mail com o orçamento, prazos de produção, e se a empresa estiver de acordo, é só retornar aprovando.

  • Contratando a Kamus

    Na sequência a Kamus providenciará um e-mail com os dados para pagamento e agendará uma data para conversar sobre o briefing do projeto. (Para as empresas da cidade do Rio de Janeiro a reunião será presencial, as demais cidades, a reunião será remota via Whatsapp ou Hangout.)

2ª Fase – Planejamento

  • Briefing do Projeto

    Onde tudo começa. Essa reunião tem como objetivo conhecer a empresa e seus gestores, para traçar um perfil do estilo, abordagem, e claro, vamos conversar muito sobre o negócio e seu mercado. Dessa reunião nascerá o documento chamado “Briefing do projeto” que servirá de guia para todas as tomadas de decisões.

  • Análise S.W.O.T.

    Agora a Kamus fará uma profunda pesquisa de mercado para criar um segundo documento chamado “Análise S.W.O.T.“, com objetivo de definir as Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) da empresa para traçar uma estratégia de comunicação frente ao mercado.

  • Arquitetura de Informação

    Uma vez traçada a estratégia, agora é vez de definir a Arquitetura de Informação, ou seja, planejar todos os elementos de comunicação das páginas para ser usado como base da criação de conteúdo e layout. Nessa fase criaremos o documento “Arquitetura de Informação e Estrutura de Páginas“, que será usado por todos os profissionais.

3ª Fase – Produção

  • Redação Web

    Entra em produção o profissional de criação de conteúdo. O objetivo dele é criar todos os textos que irão compor o site, sempre levando em consideração a estratégia da abordagem, estilo de comunicação e metas de conversão a serem atingidas.

  • Design web

    Nessa fase o designer web cria todas as telas do layout do site. Começando pelas telas de smartphones, passando pelo tablet e terminando no desktop. A meta é criar uma interface responsiva que seja acessível em todos os navegadores e plataformas.

  • Desenvolvimento web

    Fase de implementar o layout no CMS WordPress e garantir o funcionamento do site tanto na parte externa (front-end) quanto interna (back-end). O site precisa funcionar corretamente em todos os navegadores e plataformas.

4ª Fase – Lançamento

  • Teste de uso

    Última fase antes do lançamento, a ideia aqui é testar todas as páginas e elementos de interação como botões de formulários, links e outros para buscar possíveis erros para serem corrigidos.

  • Lançamento

    Fazer a migração da versão de testes para o servidor final, abrir o site e gerar muitos negócios!

  • Treinamento de uso

    Com o site no ar, é hora de fazer o treinamento com a equipe que irá atualizá-lo para que tenham autonomia de uso.

Em todas as fases, o seu papel como cliente é interagir comentando, aprovando e reprovando as demandas. E você fará isso sem precisar ficar escrevendo inúmeros e-mails que normalmente ficam lotando a sua ‘inbox‘ e acabam perdidos sem resposta.

Na Kamus nós utilizamos a plataforma Trello para controlar a produção. Cada demanda citada aqui está num ‘card‘ com tudo que é necessário para que os coworkers possam trabalhar nela. O Trello é super flexível, fácil de usar, tem uma curva de aprendizado super-rápida e o melhor de tudo, você pode usar um perfil gratuito para acessar o seu projeto, basta cadastrar-se nesse link.

E aí, compreendeu como será a sua jornada?

Garanto que ela será simples, focada e como resultado, você terá o melhor produto para começar a gerar negócios!

Artigo publicado por Cristiano Santos
Designer web e founder da Kamus
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