O que falta para sua empresa decolar?

Essa é uma pergunta que possui muitas respostas. Por exemplo, o consultor em marketing e coach de oratória americano, Michael Port, afirma que “problemas de negócios são problemas pessoais disfarçados”. Bom, não posso afirmar que esse é o seu caso, mas, você já parou para pensar porque seu faturamento não duplicou ou triplicou nos últimos anos, mesmo com você fazendo tudo que pode para isso? O caminho para esse salto de qualidade pode estar na sua comunicação online.

Há um tempo, as pessoas procuravam empresas nas Páginas Amarelas. Sim, isso já existiu. Mas, hoje, ainda bem, temos o Google, entre outras ferramentas de busca de informação. Acontece que, para que sua empresa seja achada nessas ferramentas, você precisa se mexer e PRODUZIR CONTEÚDO! Mas, aí você pergunta: como faço isso?

Calma! Existem excelentes profissionais preparados para te ajudar nessa missão. Até porque você não vai pedir que o seu sobrinho de 17 anos, que sabe mexer em Powerpoint, te ajude, né. Afinal, é a imagem da sua empresa que está em jogo. Veja algumas ideias sobre como melhorar sua presença digital e que você talvez ainda não tenha visto.

1. Tenho que ter um site?

Sim. Mesmo que o seu site seja uma página como o nome da sua empresa, endereço e telefone, é necessário que ele exista. Ninguém procura mais nada a não ser na internet; e, principalmente, no celular. Então, procure profissionais que vão também se preocupar com a adequação do seu site a dispositivos móveis (além de celulares, tablets e smart watches).

2. Tenho que ter um domínio próprio?

Sim, sim e sim. Entendeu? Experimente dizer às pessoas que sua empresa fica na rua xdf7a6?adfa. Alguém guardaria isso? É a mesma coisa na internet. Se o seu site é ghsdak7890/.com. Dificilmente alguém vai te achar. Além do que, um domínio é muito barato e só precisa ser renovado anualmente.

3. Tenho que usar redes sociais (Facebook, Instagram etc)?

Mais importante que usar redes sociais é usar as redes sociais certas para o seu negócio.

4. Como eu faço pra escolher as redes sociais certas à minha empresa?

Profissionais de marketing, especialistas em comunicação digital descobrem onde falam sobre a sua empresa ou sobre assuntos afins. Depois de coletar esses dados, eles identificam oportunidades para a sua empresa se posicionar com qualidade e estabelecer um relacionamento com o seu consumidor, seja ele pessoa física ou jurídica (B2B).

5. Preciso acompanhar o trabalho dos especialistas?

É realmente preciso responder? Claro que sim! Quando você abre um canal de relacionamento online é como se você abrisse uma janela: pode receber um bom dia quando ela está aberta, mas também pode receber uma pedrada, se ela estiver fechada. O importante é ouvir o seu público-alvo e ter a estratégia certa para lidar com ele. Muito provavelmente, você receberá relatórios da sua equipe de comunicação e é necessário analisar esses dados. Eles podem ser seu novo ouro.

6. Mas, se eu não estiver na internet, não falarão de mim, certo?

Errado. Seu consumidor, público-alvo já fala de você. Você apenas não descobriu isso e ainda não se relaciona com ele. O mais interessante disso é que entre essas pessoas que já falam da sua marca podem haver influenciadores – pessoas que conhecem tanto sobre os seus produtos que podem espalhar as mensagens-chaves da sua empresa a outros consumidores.

7. E se houver uma crise? O nome da minha empresa estará em jogo?

Deixe-me perguntar uma coisa: é melhor estar preparado para enfrentar uma crise de imagem ou não estar? Se existe diálogo como seus consumidores, se você já estabeleceu contato com eles, será mais fácil controlar uma situação de crise. Mas, lembre-se: é sempre importante falar a verdade em qualquer situação. Descobrir uma mentira na internet é mais fácil que você imagina.

8. E depois que eu estabelecer esse tal relacionamento? Eu posso parar essa comunicação, né?

Não. Uma estratégia de relacionamento digital não é uma campanha publicitária. Você para de vender seus produtos ou serviços? Não, correto? Então, o relacionamento com seu público consumidor também não deve parar. Compare esse esforço de comunicação a um avião. Primeiro, você precisa de força máxima para decolar. Depois, já no ar, você entra no modo velocidade de cruzeiro, com um esforço menor, alcançando um número ainda maior de pessoas. O que não se pode fazer é deixar o avião cair. Entende?

9. Mas, só vamos “ficar de papinho” com o público? Eu quero ganhar dinheiro!

Toda ação feita por sua empresa tem que ter um retorno sobre o investimento, o famoso ROI. É importante estabelecer metas comerciais e traçar uma estratégia que define objetivos de negócio e comunicação. Vender sim e sempre, mas de uma forma diferente.

Estabeleça uma presença digital hoje e comece a fazer contato com quem compra os seus produtos e serviços. Conte a Kamus e seus profissionais para te ajudar. Sucesso.

Artigo publicado por Fábio Carvalho
Empreendedor, estrategista de conteúdo digital e apaixonado por negócios.

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