Meu site não aparece no Google

Os mecanismos por trás do Google que fazem a indexação dos sites podem demorar em média três dias para encontrar seu site. Então é normal que leve esse tempo para seu site aparecer nas buscas, mas se o seu site já está ativo faz muito mais tempo que isso e ele continua não aparecendo nas buscas do Google, você tem um problema.

A resposta oficial do Google para esse é problema elenca quatro possibilidades:

  • O site não está bem conectado a outros sites na Web.
  • Você acabou de lançar um novo site, e o Google ainda não teve tempo de rastreá-lo.
  • O design do site dificulta o rastreamento efetivo do conteúdo dele pelo Google.
  • O Google recebeu um erro ao tentar rastrear o site.

Seu site precisa de algumas funcionalidades para que ele seja encontrado pelo Google. Como numa biblioteca, é preciso organizar o conteúdo, categorizar e etiquetar para que tudo possa ser encontrado por qualquer pessoa. Só que diferente de uma biblioteca, no Google, isso é feito por meio de sistemas e não pessoas. Por isso existe uma linguagem específica que precisa estar embutida no seu site para ser entendida por esses sistemas.

SEO (Search Engine Optimization) é a otimização de sites para as buscas e envolve exatamente esse conhecimento. Aplicar essa técnica no seu site é crucial para o sucesso. Somente assim você pode começar a galgar seu espaço nos primeiros resultados das buscas. Toda a programação do site deve ser consistente com essa técnica, é preciso escrever os códigos
apresentando corretamente as informações, além de atender requisitos básicos do Google para a boa experiência do usuário que são por exemplo o tempo que seu site leva para carregar as páginas e também se seu site funciona bem em celulares e tablets.

Além da questão tecnológica na maneira como o site foi desenvolvido interferir na visibilidade ou não do seu site, existe também a estratégia de conteúdo. Todo o conteúdo do seu site deve ser produzido tendo em mente o posicionamento que você deseja alcançar. É preciso pensar como as pessoas farão a pesquisa dos serviços e produtos que você está ofertando.

Ter um site apenas não é garantia de aparecer no Google. Para que seu site seja relevante e as pessoas possam encontrar a sua empresa, é preciso investir nas ferramentas corretas e principalmente contar com a experiência de profissionais gabaritados e comprometidos com o seu sucesso.

Artigo publicado por Cristiane Thiel
Profissional de Marketing, tem como objetivo ajudar empresas e profissionais a atingirem suas metas e superar desafios em Marketing Digital.

Leia mais artigos desse autor